Em junho, as exportações somaram 4,769 mil toneladas por US$ 12,140 milhões, o que significa uma queda de 31,8% em volume e 28,5% em valor em relação ao mês anterior. Frente ao mesmo mês do ano passado, as exportações ficaram inferiores em 31,9% em volume e 15,9% em valor.
O principal produto exportado em valor foi o leite em pó integral, que representou 45,8% do faturamento em junho - US$ 5,56 milhões. O grupo de leites em pó, no total, representou 49,9% do volume e 68% do valor das exportações nesse mês.
Vale ressaltar que, em meio à alta dos preços do leite, tanto no mercado externo quanto no interno, o valor médio do leite em pó integral ficou em US$ 3,41/kg (alta de 9% em relação a maio) e o leite em pó desnatado ficou em média a US$ 3,47/kg (aumento de 15,3% frente ao mês anterior).
O leite condensado foi o segundo produto mais exportado em volume (30,4% de participação).
No primeiro semestre do ano, as exportações totalizaram 38,004 mil toneladas e US$ 80,6 milhões, o que representa um aumento de 10% em valor e uma queda de 12,5% em volume se comparado ao mesmo período de 2006.
As importações em junho somaram 3,053 mil toneladas a US$ 7,29 milhões, o que representou uma queda de 32,5% em volume e 22% em valor frente a maio. Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve uma redução de 63,5% em volume e 49% em valor.
O produto mais importado em volume foi o soro de leite (53,8% de participação).
No acumulado do ano, as importações totalizaram 34,54 mil toneladas a US$ 68,75 milhões, o que significou uma queda de 10,5% em volume e 0,52% em valor em relação ao mesmo período do ano passado.
Considerando os produtos leite em pó modificado e doce de leite no cálculo da balança comercial, tem-se um saldo em junho positivo de US$ 5,241 milhões.
Tabela 1. Exportações e importações de lácteos em junho.

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Com os preços em alta no mercado externo, a perspectiva é de substituição de importações e aumento das exportações. No entanto, as vendas externas registraram queda em relação ao mês anterior e ao mesmo período de 2006. Isso reflete a oferta em baixa no mercado doméstico, que tem sido insuficiente mesmo para abastecer a demanda local.
Aline B. Ferro, Equipe MilkPoint.