As exportações em setembro tiveram um recuo em relação ao mês anterior. No total, foram enviadas ao mercado externo 5,3 mil toneladas em lácteos a US$ 16,6 milhões. Os números representam uma queda de 37,7% em volume e 27,5% em valor frente a agosto. Em relação ao mesmo mês de 2006, houve uma redução de 13,4% em volume, mas um aumento expressivo de 95% em valor.
Os dados indicam que, mesmo com um menor volume exportado (ente os motivos para isso está um aumento da demanda interna), os valores estão muito acima dos obtidos em 2006. A principal causa é a alta do leite em pó no mercado internacional em função da oferta insuficiente do produto para atender a demanda mundial.
O leite em pó integral foi vendido em setembro, em média, a US$ 4,52/kg e o leite em pó desnatado a US$ 4,68/kg. Em janeiro deste ano, os valores obtidos foram de US$ 2,40/kg pelo leite em pó integral e de US$ 1,60/kg pelo desnatado.
Em consequência disso, as vendas externas do leite em pó integral foram de 1,7 mil (25,7% do total) toneladas a US$ 7,8 milhões (47% do total), tornando-se o principal produto exportado.
No acumulado do ano, as exportações totalizaram 56,2 mil toneladas a US$ 133,3 milhões, o que representa uma redução de 16,9% em volume e um acréscimo de 24,2% em valor frente ao mesmo período do ano passado.
As importações em setembro somaram 4,6 mil toneladas a US$ 14,7 milhões, o que representa um aumento de 6,1% em volume e de 32,9% em valor em relação a agosto. Frente ao mesmo mês do ano passado, houve uma redução de 56,4% em volume e 2,4% em valor.
O principal produto importado em volume continuou sendo o soro de leite, com 2,3 mil toneladas (49,6% do total) a US$ 5,3 milhões (36,4% do total). O leite em pó integral representou 28,5% do volume importado (1,3 mil toneladas), mas 38,9% do valor total (US$ 5,7 milhões).
No acumulado do ano, foram importadas 48,8 mil toneladas a US$ 107,6 milhões, o que significa uma redução de 25,4% em volume e 0,8% em valor frente ao mesmo período de 2006.
Tabela 1. Exportações e importações de lácteos em setembro de 2007.

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Aline B. Ferro, Equipe MilkPoint.