ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bactérias do iogurte podem melhorar o humor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/01/2024

2 MIN DE LEITURA

0
2

Atualizado em 02/01/2024

O iogurte não é bom apenas para sua saúde física, mas também para sua saúde mental, sugere um estudo recente da Universidade da Virgínia, que descobriu uma ligação entre o consumo de iogurte e a prevenção da depressão e da ansiedade.

O iogurte contém uma bactéria chamada Lactobacillus, que faz parte dos probióticos - microrganismos vivos que beneficiam o corpo ao equilibrar a flora intestinal. Os pesquisadores da Virgínia descobriram que essa bactéria tem um efeito positivo sobre o sistema imunológico, que, por sua vez, influencia o humor.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas usaram uma coleção especial de bactérias chamada Altered Schaedler Flora, que contém duas cepas de Lactobacillus e seis outras cepas. Com essa flora, eles conseguiram criar camundongos com e sem Lactobacillus, sem usar antibióticos. Em seguida, submeteram os camundongos a situações estressantes e observaram seu comportamento.

Os resultados foram surpreendentes, pois os camundongos com Lactobacillus apresentaram menos sinais de depressão e ansiedade do que aqueles sem Lactobacillus. Além disso, os pesquisadores identificaram o mecanismo pelo qual a bactéria atua, regulando um mediador imunológico que é produzido em resposta ao estresse e pode causar depressão.

Essas descobertas abrem novas possibilidades para o tratamento de transtornos do humor com o uso de probióticos. Os pesquisadores esperam traduzir seus resultados para humanos e desenvolver terapias baseadas no consumo de iogurte ou suplementos de Lactobacillus.
 

Posso ou não usar probióticos para melhorar minha saúde e meu humor?

Com relação ao estudo, os especialistas afirmaram que, embora o uso de determinados probióticos ainda não possa ser recomendado para pessoas que sofrem de problemas de humor, a maioria dos adultos poderia experimentar suplementos probióticos de qualidade sem riscos e talvez com benefícios.

Entretanto, é altamente recomendável consultar um profissional de saúde, pois eles podem não ser apropriados para todos. Espera-se que, com o avanço do conhecimento no campo da psicobiótica, os especialistas possam incorporar planos de tratamento para transtornos mentais.

Assim, as pessoas poderão melhorar sua saúde por meio de medidas preventivas, como a inclusão de probióticos e prebióticos em suas dietas para apoiar a saúde intestinal, o que poderia oferecer um método prático para controlar o estresse e os problemas relacionados ao humor. Acredita-se que uma dieta rica em fibras, alimentos fermentados e diversas frutas e vegetais pode promover um microbioma intestinal saudável e, assim, melhorar a saúde mental.

O estudo foi publicado na Brain, Behavior, and Immunity e as informações são do Adn40, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures