Avipal estuda arrendar mais uma unidade da CCL
Depois de arrendar a unidade de leite longa vida e em pó da CCL (Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo) em Itumbiara (GO), a Avipal - dona da marca Elegê - estuda o arrendamento da unidade instalada no Brás, em São Paulo. Esta não é a primeira vez que a CCL se desfaz de parte de seus negócios para sair da crise.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Apesar das empresas não darem declarações, Alda do Amaral Rocha e Daniela D'Ambrosio, do Valor Econômico, apuraram que uma equipe da Avipal já está na cooperativa estudando a situação financeira da CCL.
De acordo com fontes do setor, a CCL e Avipal também avaliam a possibilidade de uma parceria. Uma opção seria criar uma nova empresa, na qual a Avipal teria participação majoritária. "Há uma tentativa de preservar a cooperativa", diz um especialista.
Agentes acreditam que o caminho trilhado acabará em venda da cooperativa, que passa por uma crise estrutural. Entre as dificuldades enfrentadas está a perda dos associados. De 28 coligados só restaram duas associadas em Minas Gerais e quatro em São Paulo.
A captação de leite também recuou: em 2005 foram 360,1 milhões de litros de leite e no ano passado 316 milhões de litros, segundo o ranking da Leite Brasil. A captação de 2006 foi de 865 mil litros por dia e hoje está entre 400 mil e 600 mil litros dia.
Um dos motivos para a crise seria a abertura do mercado e ao fim do tabelamento de preços no setor. Além disso, o crescimento e a concorrência do mercado de leite longa vida foi um desafio para a cooperativa.
De acordo com a empresa, com o arrendamento (incluindo imóveis, máquinas e equipamentos), a expectativa da Avipal é elevar sua produção de leite longa vida e leite em pó em 15% e aumentar em até 60% a produção de manteiga.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.