Austrália: infestação de ratos no campo pode gerar prejuízo de R$ 4bi

Austrália estava otimista com os resultados de sua atual safra agrícola, porem uma infestação de ratos, de proporções inéditas, ameaça os resultados. Saiba mais

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Depois de anos enfrentando perdas na agricultura causadas por incêndios, inundações e uma severa estiagem, a Austrália estava otimista com os resultados de sua atual safra agrícola.

No entanto, uma infestação de ratos, de proporções inéditas, ameaça os resultados nas lavouras australianas.

Nos últimos meses, milhões de roedores se alastraram por áreas rurais especialmente das regiões sul e leste do país. A NSW Farmers, principal associação de produtores rurais de Nova Gales do Sul, Estado mais populoso da Austrália, disse nesta semana que a praga pode causar perdas de mais de 1 bilhão de dólares australianos (o equivalente, hoje, a R$ 4 bilhões) à nova safra de inverno.

Continua depois da publicidade

Antes da infestação, a Austrália enfrentou sua pior seca em meio século. As chuvas dos últimos meses encerraram a estiagem e melhoraram as perspectivas para as lavouras, mas também ampliaram a oferta de alimentos para os ratos. Desde que desembarcaram no território australiano junto com os colonizadores europeus, os roedores adaptaram-se aos longos períodos de baixa umidade no país.

Sem ações urgentes, a infestação poderá se estender por até dois anos, segundo a NSW Farmers. Os ratos têm sido um problema principalmente nas áreas rurais da Austrália, mas já se multiplicam também em Sydney, capital de Nova Gales do Sul e maior cidade do país.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

Figura 1

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?