ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Austrália: prometendo preço justo, supermercado compra leite direto de produtores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/06/2020

2 MIN DE LEITURA

1
2

A gigante australiana de supermercados Coles está estendendo seu esquema de compra de leite cru direto dos produtores para mais estados, tudo em nome de oferecer um preço melhor para o produtor de leite australiano.

A empresa anunciou que está recrutando produtores no Sul e no oeste da Austrália, oferecendo preços garantidos. Os produtores de leite do sul da Austrália estão aceitando a mudança.

O chefe-executivo da Associação Australiana de Laticínios (SADA), Andrew Curtis, disse que os produtores dão as boas-vindas a qualquer participante do mercado que pague um preço justo. Eles têm enfrentado preços baixos nos últimos anos, forçando alguns a abandonar a atividade, o que leva a uma queda nos volumes de leite produzido no País.

Curtis disse que o órgão de controle da concorrência, a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores, criticou muito os processadores e destacou seu papel nos problemas que cercaram a indústria nos últimos anos – reservando críticas mais severas a alguns.

“Durante a guerra de leite de A$ 1 (US$ 0,69) por litro, a SADA criticou os supermercados por sua abordagem, mas igualmente os processadores, entre os quais a Murray Goulburn, que permitiu que a guerra continuasse pressionando os preços na fazenda”, diz ele.

O Código de Conduta Australiano para Laticínios agora obriga a Coles, juntamente com todos os outros processadores, a divulgar seu preço bem antes da confirmação contratual. Na semana passada, todos os compradores de leite anunciaram o preço de abertura para a nova temporada.

"Eles competirão no mesmo nível que todos os outros compradores de leite no mercado", disse Curtis. "Os produtores vão buscar a melhor oferta de preço e, se a Coles quiser comprar leite, eles terão que fazê-lo em igualdade de condições".

A Coles lançou seu novo modelo de fornecimento de leite em Victoria, no Sul e no centro de New South Wales em julho passado, negociando diretamente com os produtores locais. Isso efetivamente faz da Coles outro comprador em um mercado australiano lotado, onde a Fonterra Australia está lutando para manter sua participação no mercado.

Embora a Fonterra não participe do mercado de leite fresco, a Coles está adicionando outra camada de competição para processadores de leite. Uma porta-voz da Fonterra disse que a empresa faz muito pouco leite fresco na Austrália – é um negócio de marcas de queijo e manteiga. Todo o seu leite vem de produtores de Victoria e Tasmânia.

Sob o novo modelo de fornecimento, a Coles oferece um preço direto ao produtor e paga aos processadores de laticínios para processar e engarrafar o leite sob um contrato de processamento.

Mudando a paisagem

O número de fazendas leiteiras na Austrália vem diminuindo há décadas. O chefe-executivo da SADA, Andrew Curtis, disse que os laticínios na Austrália estão mudando há muitos anos.

Em 1970, o South Australia tinha mais de 1.000 fazendas, principalmente pequenas que forneciam produtos locais.

Mas Curtis ressalta que as vacas são muito mais produtivas hoje e os rebanhos são muito maiores. “Uma contagem de fazendas não é uma indicação justa do estado da indústria e as propriedades agora produzem muito mais leite com vacas melhores e rebanhos maiores do que no passado. Não há indicação de que essa tendência mude no futuro próximo".

As informações são do Dairy News, traduzidas pela Equipe MilkPoint. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WAGNER BESKOW

CRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 24/06/2020

Sei que é apenas uma tradução do MilkPoint, mas preciso observar que Coles é uma rede de supermercados EXTREMAMENTE DANINHA à cadeia do leite na Austrália, há mais de 10 anos. Eles são famosos por colocar preços lá embaixo, como estratégia de atrair clientes para os demais produtos e isso destrói a capacidade de negociação, pois eles são grandes e influentes.

Não acredito em boas ações vindos dessa empresa, a menos que tenham sofrido algum choque recente que desconheço. Abaixo deixo alguns links aleatórios de 2012 até 2019, mas bem antes já faziam estrago. São detestados pelos produtores australianos.

https://www.farmonline.com.au/story/3603747/how-coles-is-destroying-qld-dairy-farmers/

https://www.theland.com.au/story/5621735/they-cant-sell-milk-for-1-anymore-south-coast-dairy-farmers-protest/

https://www.sbs.com.au/news/qld-dairy-farmers-protest-coles-milk-price

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures