AUS: seca poderá impactar nos preços internacionais

Os compradores de produtos lácteos da Austrália estão enfrentando incertezas tanto na oferta como nos preços dos produtos à medida que os produtores examinam o impacto da prolongada seca em sua produção.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os compradores de produtos lácteos da Austrália estão enfrentando incertezas tanto na oferta como nos preços dos produtos à medida que os produtores examinam o impacto da prolongada seca em sua produção.

Segundo reportagem de Dominique Patton para o site Ap-foodtechnology.com, a estiagem já teve impacto nos preços do trigo e agora, a pior seca dos últimos 100 anos da Austrália, poderá aumentar o preço dos produtos lácteos, sendo que o país exporta cerca da metade de sua produção total.

"Se as ofertas australianas são menores, isso terá um efeito positivo nos preços globais dos lácteos", disse o gerente geral para comércio e estratégia da associação industrial Dairy Australia, Chris Phillips.

As exportações de lácteos australianas representam cerca de 13% do mercado mundial, de forma que o impacto de uma menor produção na Austrália dependerá da oferta de outros importantes mercados de exportação, como América Latina e Nova Zelândia.

A seca resulta em menos pastagem e, desta forma, menos alimentos aos rebanhos leiteiros. Os produtores australianos também enfrentam maiores preços dos grãos usados nas rações suplementares para seus animais e, desta forma, estão avaliando os retornos das fazendas com os maiores custos de produção.

Apesar da preocupação dos mercados compradores dos lácteos australianos - o Japão é o maior mercado, seguido pelo sudeste da Ásia, América do Norte e Oriente Médio -, Phillips disse que os produtores de leite do país tiveram um "bom começo de estação e a produção está acima do mesmo período do ano anterior". Isso dificulta a avaliação do real impacto da recente seca na produção total.

A seca de 2002-03 causou à indústria perdas de 800 milhões de litros de leite, de um total de 11 bilhões, ou 7% de sua produção total, disse Phillips. As exportações caíram 27% nesta ocasião.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?