AUS: previsões otimistas para o setor de lácteos

A maioria dos produtores de leite da Austrália continua otimista, apesar da queda nos preços das commodities, das condições de seca e da volatilidade das taxas de câmbio, de acordo com uma pesquisa feita pelo <i>Dairy Australia</i>. A produção de leite do país em 2008-09 aumentará em 1%, para 9,3 bilhões de litros, segundo a pesquisa.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A maioria dos produtores de leite da Austrália continua otimista, apesar da queda nos preços das commodities, das condições de seca e da volatilidade das taxas de câmbio, de acordo com uma pesquisa feita pelo Dairy Australia.

Em sua atualização sobre situação e previsões do setor de lácteos, feita em outubro, o Dairy Australia disse que 90% dos produtores ainda estão otimistas com relação à indústria. Um total de 340 produtores participaram da pesquisa, realizada em setembro.

O diretor-gerente do Dairy Australia, Mike Ginnivan, disse que a estação de 2008-09 começou forte, com os preços ao produtor abrindo 8-9% maiores do que na estação anterior. Ele disse que os preços deverão fechar em um nível próximo ao do ano anterior. Os preços ao produtor começaram com uma base forte, tendo aumentado em mais de 50% em 2007-08. "A indústria de lácteos está vivendo as melhores condições de mercado em décadas", disse Ginnivan.

Entretanto, os consumidores em todo o mundo estão agora comprando menos produtos lácteos devido ao aumento nos preços dos alimentos e dos combustíveis, enquanto o mercado doméstico australiano está estável, disse ele. A queda na demanda e o aumento na oferta de outros países têm pressionado os preços dos lácteos para baixo em 20% em termos de dólar dos Estados Unidos.

A gerente de estratégia do Dairy Australia, Joanne Bills, disse que a queda no dólar australiano tem compensado em grande parte o impacto da queda nos preços das commodities, mas que a extensão disso determinará o impacto final. "Estaremos monitorando como as economias mais fracas dos EUA e da União Européia (UE) afetarão a viabilidade do leite para exportações".

Outras áreas de preocupação foram a extensão da desaceleração econômica da China e qualquer tendência em direção a um protecionismo comercial maior devido à atual crise e ao fracasso nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O Dairy Australia previu que a produção de leite do país em 2008-09 aumentará em 1%, para 9,3 bilhões de litros. Nos primeiros dois meses de 2008-09, a produção de leite da Austrália foi de 1,4 bilhão de litros, 3,6% maior do que no mesmo período do ano anterior.

A reportagem é do TheAge.com.au.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?