AUS: indústria de lácteos tem mercado favorável

A indústria de lácteos da Austrália está vivenciando as melhores condições de mercado mundial em décadas - embora continue limitada pelos custos de produção de leite, incertezas nas condições climáticas e limites no crescimento do rebanho nacional, de acordo com o relatório de Situação de Perspectivas do setor do <i>Dairy Australia</i>.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A indústria de lácteos da Austrália está vivenciando as melhores condições de mercado mundial em décadas - embora continue limitada pelos custos de produção de leite, incertezas nas condições climáticas e limites no crescimento do rebanho nacional, de acordo com o relatório de Situação de Perspectivas do setor do Dairy Australia. O relatório mostrou que a demanda de lácteos continua muito positiva, com os preços internacionais atingindo níveis recordes.

O diretor gerente do Dairy Australia, Mike Ginnivan, disse que os efeitos da seca continuam a ter impactos adversos em mais de 75% dos produtores de algumas regiões. "As condições de seca contribuíram para um aumento no uso de grãos no ano passado. A escassez de alimentos produzidos internamente afetou um grande número de fazendas, com 47% precisando contar totalmente com a compra de alimentos pelo menos em alguma parte do ano".

O relatório, que inclui resultados de uma pesquisa nacional de 1000 fazendas leiteiras, mostrou que a confiança dos produtores australianos melhorou significantemente em 2008.

A co-autora do relatório e gerente de estratégias e conhecimento do Dairy Australia, Joanne Bills, disse que a pesquisa mostrou que a indústria está em seu momento mais otimista desde 2004. "A melhora nos preços do leite ao produtor foi certamente o principal direcionador da maior confiança dos produtores. Entretanto, a confiança ainda não foi traduzida para uma intenção de aumentar a produção nos próximos três anos. O clima continua sendo o desafio futuro mais importante para 17% dos produtores, juntamente com os custos futuros e a disponibilidade de água para irrigação", disse Bills.

Os produtores australianos aproveitaram os melhores retornos pelo leite para aumentar os investimentos nas fazendas, os quais foram voltados a apoiar seus sistemas existentes ao invés de buscar expansão.

O gerente geral de comércio e estratégias do Dairy Australia, Chris Phillips, disse que o mercado global para produtos lácteos tem mudado fundamentalmente nos últimos dois anos à medida que a demanda tem crescido e a oferta tem se reduzido de forma significante.

"A forte economia global tem apoiado a demanda em países importadores. O crescente consumo em países que são grandes produtores de leite como Brasil, Rússia e China significa que eles continuam importando lácteos para suprir a demanda. Os fundamentos da demanda por lácteos nos países em desenvolvimento não foram afetados pelos preços moderadamente mais altos no varejo. De fato, em muitos destes países, a classe média em expansão não deverá parar de consumir lácteos à medida que o crescimento da renda está ajudando a compensar os maiores custos", disse Phillips. "A melhor percepção de nutrição, conveniência e sabor dos produtos lácteos está sustentando a demanda dos consumidores".
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?