O mercado doméstico de lácteos da Austrália continua registrando um crescimento considerável em volume e valor, de acordo com o relatório de Situação e Perspectivas do setor do Dairy Australia. A co-autora do relatório e gerente de estratégias e conhecimento do Dairy Australia, Joanne Bills, disse que o crescimento em volume das principais categorias de lácteos foi modesto nos período de 12 meses até março de 2008.
"As categorias de queijos, misturas lácteas e iogurtes apresentaram um leve declínio em volume - possivelmente devido à resistência dos consumidores pelos maiores preços no varejo. Entretanto, o leite e a manteiga apresentaram o mais forte crescimento durante o período".
O relatório mostrou que os aumentos nos preços médios no varejo foram fortes durante o último ano - geralmente acima da taxa de inflação para todas as principais categorias de lácteos, ainda que menores do que as tendências internacionais de preços.
No entanto, Bills disse que os preços dos lácteos no varejo da Austrália têm aumentado mais significantemente desde o último trimestre de 2007, à medida que os processadores e varejistas não tiveram outra opção além de repassar os maiores custos aos consumidores.
De acordo com o relatório, as vendas de lácteos nos supermercados australianos aumentaram 7% em valor nos 12 meses até março, principalmente como resultado dos fortes aumentos nos preços. Bills disse que o crescimento em valor nas categorias de lácteos varia entre 4% e 14%, mas os consumidores têm respondido aos maiores preços em algumas categorias, como é o caso dos queijos, comprando menos.
Além disso, os volumes de vendas de leite deverão continuar crescendo - mas os dados recentes de vendas indicam que os consumidores podem apresentar uma tendência de substituir os produtos de marcas de empresas por produtos de marcas próprias dos supermercados, para reduzir os efeitos nos aumentos dos preços. Bills disse que apesar de as marcas próprias de supermercados já terem uma grande participação nas vendas de leite, as grandes redes varejistas deverão ganhar espaço no futuro em outras categorias, como queijos e iogurtes.
Com uma produção menor do que no ano anterior, uma maior proporção do leite australiano deverá permanecer no mercado doméstico.
AUS: aumento dos preços no mercado de lácteos
O mercado doméstico de lácteos da Austrália continua registrando um crescimento considerável em volume e valor, de acordo com o relatório de Situação e Perspectivas do setor do <i>Dairy Australia</i>. De acordo com o relatório, as vendas de lácteos nos supermercados australianos aumentaram 7% em valor nos 12 meses até março.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.