ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aurora Alimentos reporta faturamento de R$ 10,9 bilhões em 2019

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/02/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Aurora Alimentos, que tem aproximadamente 65 mil famílias cooperadas, encerrou 2019 com um faturamento de 10,9 bilhões de reais, avanço de 20% sobre o ano anterior. O crescimento exponencial das exportações ajudou a alavancar os resultados no período.

Com o desempenho, a empresa registrou “sobras” – lucros distribuídos entre os cooperados – de 5,48% no ano passado. Em 2018, a Aurora reportou perdas de 153 milhões de reais.

De acordo com balanço divulgado nesta terça-feira, 04, o Brasil continuou absorvendo a maior parte da produção. As vendas no mercado doméstico cresceram 12% em 2019, alcançando 7,9 bilhões de reais com destaque para carnes suínas, aves e derivados lácteos.

O mercado externo respondeu por 30% da receita obtida no ano passado e 26% dos volumes produzidos, num total de 3,27 bilhões de reais em receita líquida, alta de 46,8% em relação a 2018. O negócio de aves representou 62,4% das vendas externas, com 2,04 bilhões de reais em faturamento; o negócio de suínos participou com 37,6% (1,23 bilhão de reais).

Em entrevista recente a EXAME, Mário Lanznaster, presidente da Aurora, disse que os chineses “querem comprar tudo o que estiver disponível e eles pagam bem”. Isso porque, no ano passado, a China enfrentou uma das maiores crises da sua indústria, a chamada peste suína africana, altamente contagiosa, que levou a uma liquidação de mais de 50% do rebanho chinês, de 340 milhões de cabeças.

Lanznaster reforçou, entretanto, que a cooperativa central está preparada para “quando o mercado se acomodar.” Atualmente, a Aurora exporta para mais de 60 países.

Produção

Em 2019, foram abatidos 5,26 milhões de suínos nas sete unidades industriais, avanço de 3,54% em relação ao ano anterior. Segundo a Aurora, todas as plantas operaram à plena capacidade. Já a produção in natura totalizou 448,2 mil toneladas, aumento de 5,5% na mesma base de comparação.

A avicultura também foi forte, impactada positivamente pelo aquecimento do mercado doméstico e pelas compras asiáticas em 2019. Foram 242,6 milhões de frangos produzidos, alta de 5,71% em relação a 2018. A produção in natura de carnes de aves atingiu 489,6 mil toneladas.

No segmento de lácteos, a Aurora captou 511 milhões de litros de leite, mantendo o nível do ano anterior. Já a produção total de rações em 2019 manteve o patamar do ano anterior, de um 1,6 milhão de toneladas.

Investimentos

O sistema Aurora, que conta com 11 cooperativas filiadas e dezenas de milhares de famílias na região do oeste catarinense, inaugurou recentemente uma unidade de suínos, que dobrou a capacidade produtiva da companhia no segmento. Ao todo, a estrutura operacional possui 32 unidades produtoras, 28 unidades comerciais, dois centros logísticos, uma sede corporativa comercial em Guarulhos, São Paulo, e a sede administrativa em Chapecó, Santa Catarina.

Para 2020, a Aurora irá implementar um programa de investimentos de 400 milhões de reais. Segundo a cooperativa central, essa decisão “reflete otimismo com as condições extremamente favoráveis do comércio internacional” e com as perspectivas de retomada do desenvolvimento econômico.

As informações são da Exame. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures