Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), realizada durante reunião do Fundo Comum de Commodities (CFC), o cenário no mercado de alimentos é bastante promissor devido ao aumento da demanda mundial, que produzirá um impacto positivo na receita do setor rural.
Devem ganhar espaço commodities como carnes, lácteos, frutas e vegetais, segundo a Unctad. "Por outro lado, a demanda por grãos deve sofrer, ainda que os efeitos do aumento da produção de biocombustíveis seja difícil de prever", afirmou o chefe do Escritório de Commodities da Unctad, Olle Ostensson, em reportagem de Mauro Zanatta para o Valor Econômico. Há destaque também para produtos de consumo final e para nichos de mercado, como orgânicos.
O aumento no consumo mundial de alimentos per capita será liderado pelos países em desenvolvimento, cuja necessidade diária deve saltar de 2,68 mil quilos calorias, em 1999, para 2,85 mil em 2015 e para 2,98 mil em 2030. Na América Latina, a demanda passará de 2,82 mil para 3,14 mil kgcal/dia em 2030. Na Ásia, chegará a 3,19 mil.
Aumento do consumo melhorará renda do setor rural
Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), realizada durante reunião do Fundo Comum de Commodities (CFC), o cenário no mercado de alimentos é bastante promissor devido ao aumento da demanda mundial, que produzirá um impacto positivo na receita do setor rural. Devem ganhar espaço commodities como carnes, lácteos, frutas e vegetais, segundo a Unctad.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.