ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ATeG Leite, Senar-SC inicia assistência técnica no Sul do Estado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/09/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) reuniu nesta quinta-feira (24) produtores de leite do Sul do Estado para apresentar a metodologia do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na cadeia leiteira. A formação da segunda turma inicia em outubro na região. 

O encontro foi em Jacinto Machado e contou com a presença dos produtores locais e dos municípios vizinhos de Santa Rosa do Sul e São João do Sul que integrarão o programa.

A partir do mês que vem, os produtores receberão assistência técnica e gerencial dos profissionais especializados do SENAR durante dois anos para melhorarem produtividade, manejo, gestão e comercialização. De acordo com a supervisora do Senar na região Sul, Sueli Silveira Rosa, o objetivo do programa é acompanhar a produção, auxiliar os bovinocultores de leite no trabalho de campo e orientá-los no gerenciamento das atividades e na gestão dos negócios.

"Nosso trabalho é apresentar a eles um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que priorize a gestão da atividade de forma eficiente e que permita alcançar maior produtividade e renda aos produtores", destaca Sueli.

Segundo a coordenadora estadual do programa, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, a metodologia dá suporte e direcionamento técnico aos produtores na gestão das propriedades. Desde 2016, o ATeG leite já atendeu 3.639 produtores no Estado e tem alcançado resultados impactantes para a cadeia produtiva. "O programa ajudou a aumentar em 14% a produtividade média de todas as propriedades atendidas em Santa Catarina em apenas um ano de atendimento", destaca.

Esta é a segunda turma da cadeia leiteira na região e será capacitada pelo SENAR/SC em parceria com o Sindicato Rural de Jacinto Machado. Para o presidente do Sindicato, Antonio José Porto, a assistência técnica e gerencial é um diferencial para os produtores e contribui para a melhora dos índices locais. "Temos produção forte na região e essa capacitação ofertada pelo Senar/SC mostra o caminho para os produtores evoluírem na atividade, acompanharem as inovações e desenvolverem o setor", aponta.

Mercado

O presidente do Sistema Faesc/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, sublinha que a produção de leite em Santa Catarina é destaque no País. O Estado é o quarto maior produtor nacional, com 33 mil produtores e 3 bilhões de litros ao ano. A grande bacia leiteira catarinense é a região oeste, que responde por 75% de todo leite produzido – quase 2,4 bilhões.

O desafio, segundo ele, é manter os produtores na atividade e melhorar a competitividade do leite. "Isso passa pela organização da cadeia produtiva e pela melhoria da infraestrutura, técnicas estas que são a base do programa ATeG oferecido pelo Sistema Faesc/SENAR no Estado", observa.

Para o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, o aumento de produtividade registrado pelo programa é o caminho para o fortalecimento do setor. "Há hoje maior profissionalização da pecuária de leite em Santa Catarina e uma grande oportunidade para iniciarmos a exportação. Os produtores estão investindo em qualificação e se tornando especialistas na atividade por meio de programas como o ATeG. É um diferencial que está transformando toda a cadeia", enfatiza.

As informações são do Página Rural.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures