A empresa Batávia S.A., líder de produtos lácteos refrigerados da Região Sul, com a marca Batavo, investiu R$ 7 milhões na ampliação física de sua planta paranaense de Carambeí em mil metros quadrados e na aquisição de equipamentos novos para duplicar a produção, lançar nova linha de produtos e garantir ganhos de produtividade. Esses investimentos aumentaram a área construída para 21 mil metros quadrados e criaram 300 empregos diretos na indústria.
Com um portfólio atual de 200 produtos lácteos, de leite longa vida a iogurtes, petit suisse, queijos e achocolatados (o Choco Milk, líder de vendas da empresa, detém 42% do mercado paranaense), a empresa encerrou há dois meses o processo de transferência para o Paraná das suas linhas de produção de Jundiaí, SP, e Porto Alegre, RS.
Segundo o diretor geral, José Antonio do Prado Fay, uma nova linha de sobremesas, Doces Caseiros, enriquecerá a linha de produtos. O primeiro produto, um manjar de coco, já está distribuído nos 345 mil pontos de vendas nacionais, e, até dezembro, outras oito sobremesas serão lançadas. Por uma questão mercadológica, a empresa só divulga o investimento total e mantém em segredo dados sobre produção.
O processo de reestruturação da empresa, iniciado em 1998, quando a Parmalat adquiriu 51% do capital total da empresa e a Perdigão, posteriormente, assumiu o setor de carnes da Batavo, ganhou ênfase em 2002 com o início da modernização da unidade paranaense e praticamente chegou ao fim neste ano, com a conclusão dos investimentos realizados. A Cooperativa Central de Laticínios do Paraná (CCLPL), que criou a Batavo em 1954, mantém 49% do capital.
A Batavo e a Parmalat atuam no mesmo segmento de mercado lácteo, mas terão mensagens diferenciadas nas propagandas. A Batavo enfatizará a família e o carinho maternal, enquanto a Parmalat venderá a imagem de inovação, tendência e moda, segundo Fay.
O processo de modernização atingiu também a imagem da empresa. O logotipo, com a tradicional moça holandesa, foi ampliado para dar mais visibilidade à marca nas gôndolas dos supermercados. A imagem da moça, nos rótulos, foi ligeiramente retocada para ficar mais jovem e ganhar destaque.
No ano que vem, a Batávia dará o último passo ao processo de consolidação industrial, com a modernização da logística de distribuição. O objetivo é garantir a distribuição dos produtos e aumentar as vendas fora do eixo Sul-Sudeste. Marca sulina por excelência, a Batavo detém 14% do mercado dos três estados do Sul e tem a preferência de 20% dos consumidores paranaenses.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Sérgio Garschagen), adaptado por Equipe MilkPoint
Até dezembro, Batavia lança novas sobremesas
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.