Atacarejo: formato que mais cresce ainda surpreende

Acha que já entendeu tudo sobre o perfil do público frequentador das lojas de cash&carry? Então você precisa conhecer esses dados de pesquisa da Nielsen.

Publicado por: MilkPoint

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Uma das palestras campeãs de audiência no AEx 2019, maior evento de trade marketing da América Latina, promovido pela Involves – e que a partir de 2020 passa a se chamar Involves Experience – foi comandada por Michelle da Costa, head de merchandising e cash & carry Reckitt Benckiser (RB). Em sua apresentação sobre diversos aspectos do canal atacarejo, a executiva não só dividiu com o público sua experiência, como apresentou e analisou dados da Nielsen com constatações importantes sobre a evolução do formato de loja que mais cresce. Alguns resultados são surpreendentes. Confira:

Crescimento 2018

  • 12,3% Atacarejo
  • 12% Comércio Eletrônico
  • 3% Supermercados Médios

Além de avançar mais do que outras lojas físicas, formato rivaliza em crescimento de vendas até mesmo com o aquecido segmento de e-commerce.

Expectativa de economia

  • 11% hoje
  • 15% há 3 anos
  • 20% Há 5 anos

Shopper ainda espera pagar menos em relação a outros canais, mas já entende que nem sempre há diferença.

Participação das novas lojas no crescimento

  • 13% em 2018 x 2017
  • 33% em 2017 x 2016

Expansão ainda é realidade no modelo, mas avanço passa a depender menos de inaugurações.

Quantidade média de itens adquiridos por compra

  • 25 em 2018
  • 23 em 2017

Sortimento passou a agregar maior variedade. Hoje, um cash&carry conta, em média, com 80% a 85% do mix de um hiper ou supermercado – no passado essa representatividade era de apenas 40%. Perecíveis e produtos de higiene e beleza são bons exemplos de itens com maior presença, mas desafio de crescer mais nesses setores continua.

Dicas para um atacarejo não perder vendas

Mantenha os checkouts abertos: Enquanto o supermercado é mais associado à experiência de compra, o shopper se acostumou com as características próprias do atacarejo. Ele sabe, por exemplo, que vai enfrentar filas, mas tem a percepção de que encontrará todos os checkouts abertos, dando a sensação de menor tempo de espera.

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Estoque na área de vendas não incomoda, mas funcionários devem estar atentos: O público já sabe que o sortimento é mais enxuto do que em outros formatos e não se incomoda com a estocagem de mercadorias na própria área de vendas. Ao perceber que algo desejado está em um pallet superior, porém ainda não foi reposto, muitos shoppers não hesitam em chamar um funcionário. No entanto, é claro que o cliente prefere encontrar de cara o produto, devidamente precificado e em uma gôndola organizada.

Aproveite oportunidades de execução: O backlight é um recurso nobre para visibilidade dos produtos no atacarejo. Em uma ação da RB, áreas de exposição junto a esse espaço receberam produtos de limpeza em caixas abertas. Resultado: aumento superior a 400% no sell out. Ilhas e displays 4way também apresentam bons resultados. Uma novidade, que começa a ser feita, é a venda de espaço na região dos checkouts, comum em outros formatos.

As informações são do SA Varejo.

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