Arla Foods lança cosméticos a partir do leite

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A companhia Arla Foods Ingredients, braço da companhia de lácteos dinamarquesa Arla Foods, desenvolveu um inovador ingrediente cosmético a partir de membranas dos glóbulos de gordura do leite, de acordo com reportagem de Simon Pitman para o site Cosmeticsdesign-europe.com. O extrato foi criado usando uma tecnologia de processamento especialmente desenvolvida para criar uma mistura de fosfolipídios funcionais.

O Lacprodan PL-75 parece ser bem mais compatível com uma variedade de tipos de pele, mais fácil para formular e age como um emulsificador efetivo. Além disso, o extrato tem propriedades de umedecimento altamente efetivas, tornando-o ideal para uma série de formulações de cuidado com a pele. Os fosfolipídios são ingredientes muito úteis para formulações de cosméticos modernos uma vez que cumprem uma função dupla e sinérgica para ser usado em produtos de cuidado com a pele.

De acordo com a Arla, sua função primária é emulsificação, mas ao mesmo tempo, reduzem a perda de água transepidermal, fornecendo, desta forma, um forte efeito de umedecimento.

Os fosfolipídios convencionais são extraídos de fontes vegetais como a soja, tornando-os altamente insaturados. Ou podem ser extraídos de vegetais altamente hidrogenados. Esses fosfolipídios insaturados são altamente sensíveis à oxidação, podendo ficar com um odor desagradável e não criar emulsões muito estáveis. Os fosfolipídios hidrogenados são mais estáveis e menos propensos à oxidação, mas podem criar problemas na formulação devido a seus altos pontos de fusão, complicando o processo de formulação.

A Arla disse que, ao contrário disso, os fosfolipídios do leite fornecem uma solução natural para esses problemas, com a adição de certas propriedades não encontradas em fosfolipídios convencionais, como maior estabilidade (devido ao alto grau de saturação), ponto de fusão bem próximo à temperatura da pele humana (facilitando suas propriedades emulsificantes), além de fornecer um fosfolipídio único chamado de esfingomielina. A esfingomielina é um precursor das ceramidas, que são componentes altamente ativos na pele com propriedades antiinflamatórias e reparadoras da pele.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?