Argentina tem novo recorde nas exportações de lácteos

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

As exportações de produtos lácteos da Argentina alcançaram um novo recorde histórico em 2005. Durante o ano anterior o país exportou 274 mil toneladas de produtos lácteos, um aumento de 2,3% com relação ao ano anterior, segundo informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação (SAGPyA). Além disso, o valor das exportações aumentou 14%, chegando a US$ 617 milhões.

Apesar do leite em pó ter sido o produto mais exportado, com um aumento de 1,5% nas vendas, o destaque ocorreu na categoria de queijos, que em 2005 registrou uma expansão de 62% nas vendas, em valor. A participação em valor do leite em pó passou de 75% em 2004 para 66% em 2005, enquanto a dos queijos passou de 16% para 23%.

A Argentina exportou para 112 destinos em 2005. Entre os compradores se destaca a liderança da Argélia, que apesar de ter registrado uma redução interanual de 24% em volume, teve uma participação de 16%.

O Brasil apresentou um aumento interanual de 25% em volume de compras de lácteos argentinos, ficando em segundo lugar, com uma participação de 14,4% no volume total. Em terceiro lugar está a Venezuela, que ficou com 11% das vendas.

No caso particular dos queijos, em 2005 a Argentina exportou para 51 mercados, destacando-se Estados Unidos (32%), Rússia (14%), Chile (11%), México (10,8%) e Coréia (8%).

A reportagem é do jornal La Nación.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marcio Zago Santos
MARCIO ZAGO SANTOS

ALEGRE - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/02/2006

Por que esta exportação de leite da Argentina, tendo em vista, a nossa produção sendo desestimulada pela falta de preço?



Os laticínios, no Espírito Santo, pagam para o pequeno produtor R$0,28 no litro de leite com a desculpa de excesso de leite no mercado.

Qual a sua dúvida hoje?