ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Argentina: Pesquisa deu o primeiro passo para reduzir os casos de câncer em bovinos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/03/2023

1 MIN DE LEITURA

0
1

Um trabalho conjunto entre especialistas do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet), ambos da Argentina, descreveu, pela primeira vez, um mecanismo molecular pelo qual o vírus da leucose bovina (VLB) desencadeia o desenvolvimento de tumores em bovinos.

Um fato a se levar em conta é que, devido à falta de um tratamento comercial ou vacina contra esse patógeno, as perdas econômicas são de milhões de dólares.

Juan Pablo Jaworski, diretor do estudo e pesquisador do Conicet, descreveu este trabalho. "A pesquisa ajuda a entender processos de indução neoplásica induzidos pelo VLB e que em bovinos dão origem a um tipo de câncer chamado linfoma", disse. Ele acrescentou: "Os fatores moleculares que descrevemos podem eventualmente ser traduzidos em estratégias de prevenção ou tratamento no futuro, mas ainda são necessários mais estudos".

A leucose bovina está amplamente disseminada em rebanhos leiteiros, mas também em rebanhos de produção de carne. Embora uma alta porcentagem de animais geralmente não apresente sintomas durante a infecção, entre 1 e 10% podem desenvolver linfomas.

O estudo, publicado na revista internacional Plos One, estabelece as bases para explorar o desenvolvimento de estratégias terapêuticas.
 

Análise de amostras

Durante a fase crônica da infecção, os especialistas explicaram que o vírus é silenciado pela resposta imune. "No entanto, nesta fase, o patógeno é capaz de induzir a transformação maligna das células e até o momento não se sabe quais mecanismos regulam esse processo", observaram.

Para começar a responder a essa pergunta, eles desenvolveram tecnologias de biologia molecular e mediram os níveis de expressão de vários genes de interesse em amostras de células de grupos de animais infectados pelo VLB e animais saudáveis.

Análises comparativas revelaram uma associação entre pequenas moléculas chamadas microRNAs (miRNAS) sintetizadas pelo vírus e a diminuição de uma molécula chamada PXDN, que possui propriedades antitumorais.

"Acreditamos que esse mecanismo, descrito em nosso estudo, constitui uma via potencial para indução tumoral pelo VLB em células infectadas", disse Jaworski, acrescentando que entender os fatores que desencadeiam o linfoma bovino é o ponto de partida para explorar o desenvolvimento de soluções terapêuticas.

As informações são do Infocampo, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures