O setor de lácteos da Argentina corre perigo se continuar com a aplicação dos impostos de exportação aos produtos lácteos, 15% para leite em pó e 10% para queijos, podendo haver redução de 50% nas fazendas leiteiras, segundo informou o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) de Rafaela.
O relatório do INTA afirma que as fazendas leiteiras que recebem menos de 50 centavos de peso (16,23 centavos de dólar) por litro de leite estão seriamente ameaçadas, sobretudo na bacia leiteira central de Santa Fé-Córdoba, que tem custos médios de produção de 52 centavos de peso (16,88 centavos de dólar) por litro.
No final da década de oitenta, existiam na Argentina 40 mil fazendas leiteiras. Segundo o relatório, a política do país levou a uma redução deste número para as atuais 12,5 mil fazendas leiteiras. "A indiferença nas políticas pecuárias continuará o processo inexorável de redução de empresas, trabalho e investimentos".
A reportagem é do jornal La Opinión.
Em 09/03/06 - 1 Peso Argentino = US$ 0,32466
3,08012 Peso Argentino = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.