O Centro da Indústria Leiteira (CIL) da Argentina criticou os produtores de leite do país por seus protestos e mobilizações em frente a diversas empresas de lácteos reclamando uma recomposição do preço do leite.
"Do ponto de vista da indústria de lácteos, não se observam motivos de conflito nem cenário de crise que expliquem semelhante ação contra as empresas, o que é observado pelo importante crescimento da produção (10% neste ano e 30% acumulado desde 2004)".
Segundo a CIL, a indústria "acompanha o Governo no processo de estabilidade de preços e manutenção da rentabilidade necessária para a sustentabilidade e o crescimento de toda a cadeia láctea".
As indústrias disseram que, desde a crise de dezembro de 2001, a melhora do preço ao produtor foi de 291,4% enquanto a evolução dos preços ao consumidor dos produtos lácteos foi menos da metade (115,31%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Censos - INDEC).
A CIL disse que o preço de setembro se mantém igual ao do mês anterior, quando o normal é que haja uma queda estacional nesta época do ano. Segundo seus cálculos, o valor médio é de 50 centavos de peso (16,16 centavos de dólar) por litro e, até agora neste ano, o preço ao produtor acumula uma recuperação de 3,2% com relação ao mesmo período de 2005.
Com relação à decisão do Governo de reduzir os impostos de exportação, a CIL disse que, apesar de ser um sinal importante, esta medida tem um baixo impacto imediato, pois implica em uma melhora de 5% sobre os valores de exportação, índice que não chega a compensar a queda de preços.
A reportagem é do La Nación.
Em 21/09/06 - 1 Peso Argentino = US$ 0,32326
3,09353 Peso Argentino = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Argentina: indústria responde a produtores
O Centro da Indústria Leiteira (CIL) da Argentina criticou os produtores de leite do país por seus protestos e mobilizações em frente a diversas empresas de lácteos reclamando uma recomposição do preço do leite.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.