Argentina: Governo fecha acordo com cadeia leiteira

O ministro da Economia e Produção da Argentina, Martín Lousteau, os secretários de Indústria, Fernando Fraguío; de Comércio Interior, Guillermo Moreno e de Agricultura, Javier de Urquiza, junto a representantes dos governos de Córdoba, Entre Ríos, La Pampa, Buenos Aires e Santa Fé, e da cadeia láctea, fecharam um acordo para incentivar a produção e garantir o correto abastecimento de leite no mercado interno.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O ministro da Economia e Produção da Argentina, Martín Lousteau, os secretários de Indústria, Fernando Fraguío; de Comércio Interior, Guillermo Moreno e de Agricultura, Javier de Urquiza, junto a representantes dos governos de Córdoba, Entre Ríos, La Pampa, Buenos Aires e Santa Fé, e da cadeia láctea, fecharam um acordo para incentivar a produção e garantir o correto abastecimento de leite no mercado interno, segundo informações divulgadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação (SAGPyA).

O documento, que valerá até 30 de junho de 2008, determina que o Grupo Lácteo, que funciona na órbita da Secretaria da Agricultura, com a participação de representações provinciais do Comitê Federal de Leiteria, será o "âmbito específico de trabalho, análise, formulação e revisão da política leiteira".

O documento também estabeleceu que os preços da matéria-prima se manterão nos valores pagos durante novembro de 2007 e que o preço de corte para a exportação de leite em pó, que foi fixado pelo Governo em US$ 2.770, será "revisado periodicamente e modificado de acordo com a análise que surja do âmbito do Grupo Lácteo".

Segundo o texto, a indústria se compromete a manter os preços na saída da fábrica para 16 produtos que integram a cesta básica, como queijos, leites puros e achocolatados, doce de leite, manteiga, creme, iogurtes e sobremesas. "A Secretaria do Comércio Interior pautará durante janeiro de 2008 os preços destes produtos e certificará o cumprimento destas pautas", estabelece o documento.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?