Argentina exportou 22% mais lácteos em junho

A Argentina exportou 19.273 toneladas de produtos lácteos em junho, 22% a mais que no mesmo mês de 2007 (17.205 toneladas). A alta registrada é resultado do crescimento das exportações de leite em pó à Venezuela (4.188 toneladas contra 181 toneladas em junho do ano passado), segundo o site <i>Infocampo.</i>

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A Argentina exportou 19.273 toneladas de produtos lácteos em junho, 22% a mais que no mesmo mês de 2007 (17.205 toneladas). A alta registrada é resultado do crescimento das exportações de leite em pó à Venezuela (4.188 toneladas contra 181 toneladas em junho do ano passado), segundo o site Infocampo.

De acordo com dados do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), em junho, as exportações de leites (fundamentalmente leite em pó integral) da Argentina foram de 11.758 toneladas, contra 6.561 toneladas em junho de 2007.

As exportações de queijos foram de 2.889 toneladas, contra 2.813 toneladas em junho de 2007 (+2,7%), enquanto as exportações da categoria "outros lácteos" (proteínas lácteas, soro de leite, gordura, iogurte e caseína, entre outros) foram de 5.208 toneladas (-24%).

No primeiro semestre de 2008, as vendas de leite alcançaram 73.496 toneladas, 21% a menos que no mesmo período de 2007. As principais baixas foram observadas nas vendas feitas ao México, Cuba, Nigéria e Argélia. As vendas à Venezuela, por sua vez, foram 84% maiores (em toneladas) que no mesmo período de 2007.

Quanto às exportações de queijos, no primeiro semestre de 2008, foram 21.207 toneladas, registrando queda de 23% com relação ao mesmo período de 2007. Neste caso, as principais quedas foram nos envios ao Japão, com 997 toneladas (-80% que no primeiro semestre de 2007) e Coréia do Sul, com 1.220 toneladas (-64%).

Já as exportações argentinas na categoria "outros lácteos", no primeiro semestre do ano, aumentaram 23% com relação ao mesmo período de 2007, para 46.952 toneladas. Isso pode ser explicado porque esses produtos estão sujeitos a tarifas de exportação menores às atualmente vigentes para leites em pó e, diferentemente dos queijos, têm uma demanda limitada no mercado interno. Os principais compradores destes produtos foram Rússia, Brasil, Chile, Uruguai, Estados Unidos, Canadá, Indonésia e Israel.
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