ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Argentina: Empresa líder em laticínios se tornou a primeira do ramo a ter um selo de bem-estar animal

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/11/2022

2 MIN DE LEITURA

0
1

Uma empresa de laticínios da Argentina tornou-se a primeira do país e da região a ter um selo de bem-estar animal concedido pelo Instituto Argentino de Normalização e Certificação (IRAM) segundo as normas ISO - a La Serenissima, dos Irmãos Mastellone.

A certificação procura validar que a empresa promove uma atividade em que os animais são tratados com respeito, cuidado e de acordo com as normas éticas e de bem-estar.

“O compromisso animal para nós não é novo. A La Serenissima, ao longo de seus 93 anos, sempre esteve muito próxima do produtor para tentar garantir que os animais sejam tratados com respeito, de acordo com as normas éticas e de bem-estar vigentes. Entendemos que vacas bem cuidadas nos dão o melhor leite e, sobretudo, ampliam o conceito de qualidade”, explica Luis Demicheli, gerente de Sistemas de Gestão e Sustentabilidade da empresa.

“Em dezembro fizemos uma análise do que estava na regulamentação para poder montar nosso sistema de gestão e encontramos uma especificação técnica ISO de 2016 que tem sua adoção nas normas IRAM em 2018, pois se adaptam ao idioma do país," ele disse.

Conforme especificou, a empresa tomou como referência a Organização Mundial de Saúde Animal (OMS), que considera que um animal está em um estado de bem-estar satisfatório quando está saudável, confortável e bem alimentado, pode expressar seu comportamento inato e não está com dor, medo ou estresse.

Com base nesses critérios e nas cinco liberdades que norteiam o bem-estar animal, que são "livre de fome e sede", "livre de desconforto físico", "livre de medo e ansiedade", "livre de dor e doença" e "livre para expressar seu comportamento natural”, elaboraram um protocolo de avaliação e com isso desoneram seus fornecedores.

A rigor, o leite que a empresa utiliza para produzir produtos depende de aproximadamente 200.000 vacas adultas e 300.000 animais de outras categorias que são distribuídos em aproximadamente 600 estabelecimentos de envio localizados em Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé, Entre Ríos, La Pampa, San Luis e Rio Negro.

Para realizar o levantamento, o escritório incorporou uma área responsável e especializada que realizou a tarefa de controle. Da mesma forma, eles detalharam que também houve treinamentos e sessões de atualização para produtores em diferentes partes do país.

Conforme indicado, houve uma boa receptividade. “Com isso, a empresa está fazendo o que é tradicionalmente conhecido como desenvolvimento de fornecedores, no qual é incentivada a melhorar a qualidade em geral. A grande vantagem que os produtores têm é que estão recebendo apoio e assessoria sem custo e isso resulta em animais mais saudáveis e maior produção de leite”, explicam.

Nesta primeira etapa de implantação, os consumidores já poderão encontrar nas gôndolas produtos que incluem o selo de bem-estar animal concedido pelo IRAM em todos os leites da marca, tanto leites fluidos (fresco e longa vida) quanto leite em pó. Em seguida, serão adicionados às categorias de queijos macios (Cremón, Port Salut e Saint Paulin), cremes, manteiga e outros produtos da empresa.

“Conseguimos um marco, mas temos que dar continuidade, sustentabilidade e melhoria contínua, então hoje estamos na fase de lançamento e na adaptação dos produtos e também pensando em como isso retroalimenta o sistema e podemos dar melhoria contínua”, concluiu Demicheli.

As informações são do La Nación, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures