Argentina deve aumentar ainda mais a taxa exportação da soja

O governo argentino fechou ontem o registro de exportações agrícolas. A medida sinaliza iminente alta de 30% a 33% do imposto sobre exportações da soja e derivados

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O governo argentino fechou ontem o registro de exportações agrícolas. A medida sinaliza iminente alta de 30% a 33% do imposto sobre exportações da soja e derivados. O clima é de tensão entre o governo e o agronegócio, com ameaças de locaute - quando produtores suspendem a venda de seus produtos como forma de fazer pressão. 

Continua depois da publicidade

Os rumores de aumento dos impostos começaram na semana passada. O ministro de Agricultura, Luis Basterra, convocou então líderes das principais entidades do setor para uma reunião hoje.

O fechamento das exportações ontem surpreendeu representantes do setor. A Confederação Rural Argentina (CRA) acusou o governo de ter cometido “uma nova traição” ao setor. Em nota, a entidade disse que o fechamento das exportações foi decidido sem nenhuma consulta e “deixa uma profunda sensação de engano”. 

Na campanha eleitoral do ano passado, o presidente Alberto Fernández prometeu ao setor “não repetir os erros do passado”, em referência ao governo kirchnerista [2003-2015] que taxou fortemente as exportações.

As informações são do Valor Econômico.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?