Argentina: Chávez colocará supervisor dentro da SanCor

O Governo da Venezuela terá um supervisor dentro da SanCor como parte do acordo de assistência financeira de US$ 135 milhões à cooperativa de lácteos argentina, segundo reportagem do <i>La Capital</i>, publicada no site <i>Lechería Latina</i>.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Governo da Venezuela terá um supervisor dentro da SanCor como parte do acordo de assistência financeira de US$ 135 milhões à cooperativa de lácteos argentina, segundo reportagem do La Capital, publicada no site Lechería Latina.

Jorge Obeid, governador de Santa Fé, esteve reunido com o ministro da Produção, Roverto Ceretto, e o secretário da Agricultura, Daniel Costamagna, para planejar as ações que o levarão à Caracas para fechar o acordo pela empresa de lácteos SanCor. Ceretto enfatizou que esta viagem derruba as versões que indicavam a queda do acordo firmado em dezembro.

Em troca da assistência financeira do Banco de Desenvolvimento da Venezuela, a SanCor garantirá o envio de 90 mil toneladas de leite em pó nos próximos anos e a transferência de tecnologia. "O cumprimento do acordo permitirá entregar mais leite do que o combinado, o que possibilitará que a empresa possa pagar dívidas e realizar mais vendas de seus produtos na Venezuela".

Entre os aspectos que deverão ser discutidos e acertados está a aceitação por parte da SanCor da presença de um supervisor do Governo da Venezuela para fazer um acompanhamento das ações financeiras. Outro ponto é o valor determinado pela transferência de tecnologia, assim como o preço do leite e como será negociada a dívida dos bancos.

Também surgiram informações de que se modificou a taxa de juros combinada para o repagamento do crédito, passando da Libor inicial de 5,6% para cerca de 3%. Quanto à data para se firmar um acordo definitivo, embora a SanCor tenha dito que não há prazos definidos, o presidente argentino, Nestor Kirchner, tem a intenção de assinar hoje (21) o convênio, em reunião com Hugo Chávez.

De qualquer forma, a cooperativa argentina não começará a enviar as primeiras 3 mil toneladas de leite em pó até que seja feito o primeiro pagamento por parte do Banco de Desenvolvimento.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?