O laboratório argentino Biosidus criou a primeira geração mundial de vacas transgênicas que dão leite com o hormônio de crescimento bovino, o que permite que produzam cerca de 20% a mais, e a menor custo. A geração de vacas Porteña promete revolucionar tanto o setor de produção de leite como de carne de vaca, disse ontem (5) o diretor da Biosidus, Marcelo Criscuolo, ao explicar esse desenvolvimento biotecnológico.
Criscuolo afirmou que poderá reduzir substancialmente o preço do hormônio de crescimento bovino, que atualmente é produzido somente por meio de síntese química.
As vacas têm uma modificação em um gene para que produzam o hormônio de crescimento bovino em suas glândulas mamárias "onde normalmente não é produzido", disse o cientista à rádio continental de Buenos Aires.
"Já induzimos a lactação e comprovamos que o hormônio está no leite", disse Criscuolo ao indicar que a empresa se dedica agora a reunir as vacas transgênicas para entrar "na etapa final de produção."
Biosidus levou dez anos para desenvolver a chamada vaca leiteira "farmacêutica" e, desde 2002, quando criou Pampa, a primeira vaca clonada da América Latina, produz leite com hormônio de crescimento humano ou com insulina.
As informações são do Estado Online, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
ARG: vaca transgênica produz hormônio no leite
O laboratório argentino Biosidus criou a primeira geração mundial de vacas transgênicas que dão leite com o hormônio de crescimento bovino, o que permite que produzam cerca de 20% a mais, e a menor custo.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

TECLAT
TEMUCO - IX REGION - ESTUDANTE
EM 10/11/2008
Bom dia, o leite produzido por esta vaca seria utilizado para consumo humano? Em que dosagem a somatotrofina se encontra? Não pode ser prejudicial, acelerando o desenvolvimento de nossas crianças? Já estão entrando na puberdade muito cedo, qualquer coisa que acelerar este processo não poderia ser usado indiscriminadamente. A não ser q seja usado realmente como fármaco.

SEBASTIÃO POUBEL
NATIVIDADE - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 06/11/2008
Boa noite.
Uma vaca com somatrotofina produzida diretamente nas glândulas mamárias, teoricamente manterá uma produção constante e ininterrúpita, desde que não lhe falte alimentação adequada. Agora vai a pergunta: e aí?
Uma vaca com somatrotofina produzida diretamente nas glândulas mamárias, teoricamente manterá uma produção constante e ininterrúpita, desde que não lhe falte alimentação adequada. Agora vai a pergunta: e aí?