ARG: menor preço pode comprometer oferta em 2008

O analista e consultor do mercado de lácteos da Argentina, José Quintana, disse que o país já sofre o problema da oferta de leite e, por isso, "querer baixar o preço aos produtores vai agravar a situação ao acabar com os incentivos para produzir mais", em referência à determinação feita pelo Governo do país que proibiu as exportações de lácteos pelas empresas que pagam mais que 73 centavos de peso (23,24 centavos de dólar) ao produtor - 10% a menos que os preços atuais. "Além disso, essa medida cria um problema às indústrias, que não querem ter escassez de matéria-prima".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O analista e consultor do mercado de lácteos da Argentina, José Quintana, disse que o país já sofre o problema da oferta de leite e, por isso, "querer baixar o preço aos produtores vai agravar a situação ao acabar com os incentivos para produzir mais", em referência à determinação feita pelo Governo do país que proibiu as exportações de lácteos pelas empresas que pagam mais que 73 centavos de peso (23,24 centavos de dólar) ao produtor - 10% a menos que os preços atuais (veja artigo relacionado). "Além disso, essa medida cria um problema às indústrias, que não querem ter escassez de matéria-prima".

Durante o programa de rádio Momentos Infocampo, Quintana disse que esta medida não tem nenhum fundamento técnico nem econômico, e se dá em um momento crucial do ano, quando os produtores têm que decidir com relação às reservas forrageiras para o verão. Por isso, ele acha que a produção de leite do próximo outono poderá ser afetada.

Consultado com relação à declaração da Mesa Nacional de Produtores de Leite que, ao rechaçar a medida imposta às indústrias pelo secretário do Comércio Interior, Guillermo Moreno, responsabilizou veladamente as empresas de certa conivência com Moreno, Quintada desconsiderou esta possibilidade. Ele disse que a redução de 10 centavos de peso (3,18 centavos de dólar) por litro no preço ao produtor criaria sérios inconvenientes às companhias de lácteos que - a priori - podem sofrer escassez de leite e que, em médio prazo, terão que pagar mais caro pelo produto caso esta situação se concretize.

Além disso, ele disse que será muito difícil controlar que este pagamento se cumpra entre as pequenas e médias empresas, que certamente seguirão pagando os valores que surgirão da oferta e demanda de leite.

Em 27/11/07 - 1 Peso Argentino = US$ 0,31842
3,14051 Peso Argentino = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?