ARG: governo autoriza reajustes dos lácteos

O preço do leite em saquinho na Argentina apresentou um aumento de 2% no varejo na semana passada, resultado da mudança na política do setor leiteiro. O secretário de Comércio do país, Guillermo Moreno, permitiu que a indústria faça ajustes nos preços dos lácteos, sendo esses diferentes para os produtos mais populares e para os mais sofisticados.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O preço do leite em saquinho na Argentina apresentou um aumento de 2% no varejo na semana passada, resultado da mudança na política do setor leiteiro. O secretário de Comércio do país, Guillermo Moreno, permitiu que a indústria faça ajustes nos preços dos lácteos, sendo esses diferentes para os produtos mais populares e para os mais sofisticados. Para os básicos, serão permitidos aumentos de até 8% durante o ano, escalonados até dezembro. Para os demais produtos, o aumento pode chegar a 30%.

A idéia se baseia em uma lista de preços que envolve nove produtos populares como o leite integral e desnatado em saquinho, creme de leite em embalagem de 250 gramas, manteiga de 200 gramas, doce de leite de 500 gramas, leite em pó desnatado e alguns queijos. Estes nove produtos integram as listas que compõem o novo índice de custo de vida, que teve início neste mês e serão avaliados pelo Comércio.

Em troca desta permissão, o governo argentino reduziu as compensações que pagava à indústria com o objetivo de melhorar os preços aos produtores sem que esses sejam transferidos aos consumidores. Antes, o governo pagava 20 centavos de peso (6,46 centavos de dólar) por litro de leite e agora este valor baixou para 15 centavos de peso (4,84 centavos de dólar). Em troca, as indústrias têm permissão de aumentar os preços dentro do limite imposto.

O governo argentino argumenta que as compensações não diferenciam as classes de produtos, tendo um subsídio único tanto para leite em saquinho, que é de primeira necessidade, como para produtos mais sofisticados, como alguns queijos.

A reportagem é do site Losandes.com.ar.

Em 03/06/08 - 1 Peso Argentino = US$ 0,32330
3,09309 Peso Argentino = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?