Segundo um levantamento realizado pelo Programa Nacional de Política Leiteira da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação (SAGPyA) da Argentina, nos dois primeiros meses do ano, a produção de leite aumentou 10% com relação ao mesmo período de 2005. Este indicador estaria marcando um crescimento anual previsto para 2006 de 5% a 6%.
Desta forma, estima-se que a produção de leite na Argentina neste ano será de 10 bilhões de litros (cerca de 300 milhões de litros a menos que o recorde histórico de 1999), ou seja, volume suficiente para abastecer o consumo interno de 200 litros per capita por ano. Com estas estimativas, o diretor do Programa Nacional de Política Leiteira, Juan José Linari, desmente os rumores de que o país corre o risco de passar por escassez de leite no inverno.
As boas perspectivas previstas para este ano se devem a uma conjunção de diversos fatores: a recuperação sustentada de 22% do setor nos últimos dois anos, a reativação do mercado interno e a diversificação dos destinos de exportação. Segundo os dados da SAGPyA, a Argentina está muito longe da crise que enfrentou em 2000 e 2003, quando a produção caiu neste último ano para 7,9 bilhões de litros.
Quanto aos preços, Linari disse que estes deverão ser bons neste ano, embora não tão bons quanto os do ano passado. Ele disse que a Argentina tem oportunidades de crescer no mercado internacional.
A reportagem é do site Infocampo.com.
ARG: estimativa de 10 bilhões de litros de leite em 2006
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.