Proprietários de supermercados de origem chinesa querem se tornar sócios da empresa de lácteos Parmalat da Argentina, informou reportagem do jornal La Nación. Os comerciantes, reunidos na Câmara de Auto-Serviços e Supermercados de Propriedade de Residentes Chineses (Casrech) apresentaram uma oferta para se associar com o empresário Sergio Taselli - atual dono da marca Parmalat na Argentina - e juntos reabrir as fábricas da companhia de lácteos, que se encontram paralisadas há várias semanas.
Concretamente, os chineses forneceriam os fundos necessários para que a empresa volte a produzir e, além disso, garantiriam à Parmalat da Argentina um canal de comercialização de seus produtos. Em troca, querem ficar com uma porcentagem acionária, que ainda não está definida.
"Uma opção seria fornecer o capital de trabalho necessário para que as propriedades leiteiras voltem a entregar leite à empresa, um ponto que é chave para a reativação de suas plantas", explicou uma fonte dos comerciantes chineses.
O projeto para reativar a Parmalat faz parte do plano dos auto-serviços chineses da Casrech para o desenvolvimento de produtos de marca própria. Apesar de nesta negociação com Tasselli a intenção dos chineses ser de seguir trabalhando com as marcas Parmalat e Gándara, e não criar uma marca nova, está claro que, a longo prazo, o objetivo dos comerciantes orientais é contar com uma margem maior de ação frente à indústria mediante o manejo de marcas próprias.
Atualmente, existem na capital federal da Argentina e na Grande Buenos Aires aproximadamente 2,25 mil auto-serviços da comunidade chinesa, enquanto que no interior da Argentina funcionam outros 1,6 mil. No total, estes negócios faturam anualmente 2,1 bilhões de pesos argentinos (US$ 700,97milhões).
Em 20/03/06 - 1 Peso Argentino = US$ 0,33379
2,99586 Peso Argentino = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
ARG: comerciantes chineses querem investir na Parmalat
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