A Adecoagro, empresa criada em 2002, atuante no setor de alimentos e energia renovável, tendo como sócio o investidor George Soros, vem a algum tempo planejando produzir leite em pó na Argentina, visando aproveitar as vantagens competitivas dos preços internacionais.
No setor leiteiro argentino, a empresa tem um total de sete fazendas, com 4 mil vacas em ordenha. Além disso, a firma trabalha em um plano de crescimento dentro deste setor. Dentro destas projeções, esteve a aquisição, em agosto do ano passado, da empresa de lácteos de Córdoba, La Láctea. Até o momento da compra, a La Láctea processava 150 mil litros de leite por dia, com dificuldades financeiras; no entanto, após a compra, começou a produzir 450 mil litros, com um novo abastecimento de 150 mil litros e o restante fornecido pelas fazendas da Adecoagro.
Além disso, no final do ano passado, a empresa fez uma joint venture com a Agropur, principal cooperativa de lácteos do Canadá, para desenvolver um novo negócio leiteiro na América do Sul. A canadense lidera esse mercado, com 21 plantas e vários centros de distribuição no Canadá.
O objetivo da Adecoagro é fazer uma fazenda industrial totalmente confinada, que possa ter em produção 45 mil vacas para a fabricação de leite em pó e queijos. A capacidade de produção seria de cerca de 1,5 milhão de litros diários. O projeto tem como base Venado Tuerto, em Santa Fé. No ano passado, foi dado início à construção do primeiro módulo que contaria com 3 mil vacas e depois seria construído o restante dos módulos para chegar ao número projetado.
Fontes consultadas pelo Infocampo indicaram que, em virtude da atual situação que atravessa o setor leiteiro da Argentina e da conjuntura do país, a empresa ainda está analisando seu novo investimento. Elas disseram que haverá nova reunião de diretores em setembro, quando deverá ser decidido sobre a nova planta de produção de leite em pó e a execução do projeto. Os locais das novas construções não foram informados, mas tudo indica que será em Venado Tuerto mesmo, ou em seus arredores.
A Adecoagro tem mais de 250 mil hectares de terra própria e várias plantas industrias, produzindo leite, etanol, arroz, grãos, algodão e carne.
ARG: Adecoagro prepara projeto para fabricar leite em pó
A Adecoagro, empresa criada em 2002, atuante no setor de alimentos e energia renovável, tendo como sócio o investidor George Soros, vem a algum tempo planejando produzir leite em pó na Argentina, visando aproveitar as vantagens competitivas dos preços internacionais.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

SIDNEI HIROKI NAKASHIMA
CAMPINAS - SÃO PAULO
EM 19/08/2008
45 mil vacas lactantes é um valor bem expressivo! Boa sorte para os nossos vizinhos.