ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Arcor aposta no negócio de lácteos na Argentina e aumenta o poder na Mastellone

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/06/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1

A empresa de alimentos Arcor tem a clara intenção de crescer no segmento de lácteos e, portanto, continua avançando na compra de ações na companhia de lácteos, Mastellone Hnos. Até a semana passada, a Arcor detinha 40% das ações da empresa que opera no mercado local com a reconhecida marca, La Serenissima, mas na sexta-feira comprou pouco mais de 15 milhões de ações no valor de US$ 6,8 milhões, detendo agora, 42,65%.

Em 2015, a Arcor, liderada por Luis Pagani, comprou 25% do laticínio por US$ 50 milhões e aporte de capital de outros US$ 10 milhões. O acordo deixou a porta aberta para a Arcor continuar aumentando o poder na empresa de lácteos, mas apenas até obter 49% do capital social, ou seja, os herdeiros de Pascual Mastellone continuariam a ter o controle da empresa. A verdade é que agora, no setor, soa cada vez com mais força que Pagani quer assumir o controle da La Serenissima até 2020 e os acionistas majoritários da empresa estariam avaliando. Vale destacar que as principais empresas de lácteos da Argentina, Mastellone Hnos e SanCor, vêm arrastando sérios problemas econômicos há vários anos, motivo pelo qual as levaram a se desfazer de grande parte dos seus ativos.

A Arcor se juntou à Mastellone em 2015 e, na ocasião, a empresa registrava resultados negativos consecutivos e um forte passivo. Ao longo dos anos, conseguiu mostrar sinais de recuperação, inclusive, em seu último balanço do ano de 2017, obteve um lucro - depois dos impostos - de US$ 1,156 bilhão. Agora, o fato chave e que anima Pagani, é que a crise que levou a SanCor - sua principal rival - a se desarmar como uma cooperativa e se vender para a Adecoagro, o que acabou sendo um negócio muito bom para a Mastellone.

"Do lado da concorrência, a situação pública da SanCor teve impacto no mercado, deixando espaços nos diferentes segmentos que poderiam ter sido ocupados por nossa companhia e/ou pelas demais empresas do setor", destacou o balanço anual da Mastellone em março na Comisión Nacional de Valores.

Comercialmente a situação ficou evidente nas gôndolas, faltando produtos da SanCor. A Mastellone, junto com outras empresas de menor porte, ocupou os espaços vazios e até ofereceram opções em segmentos de maior valor agregado, como queijos e iogurtes. Precisamente nesta área é onde a Arcor quer crescer pela mão da Mastellone. A intenção da empresa é valorizar o segmento de produtos com maior valor agregado e não apenas crescer no mercado interno, mas também na região, onde já tem uma plataforma de negócios consolidada.

Finalmente, para a realização deste plano há um fator determinante: a reativação no consumo local. Este item continua preocupando as principais empresas de alimentos e a Arcor não é exceção. Durante 2017, suas receitas cresceram 30%, mas seu ganho final foi de apenas 3%, o aumento dos custos e a inflação jogaram contra, pois as perspectivas para 2018 não são totalmente animadoras, mas o projeto de expansão do setor continua firme.

As informações são do Diario Ámbito Financiero, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures