ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aprosoja minimiza inadequação de instalações para estocar milho

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/07/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Carlos Fávaro, minimizou hoje (29) a ausência de instalações adequadas para armazenamento da safra de milho. O produto está estocado a céu aberto em alguns municípios da região. Segundo ele, a quantidade de grãos que não recebeu o armazenamento adequado “não é significativa”.

“Tem sido difícil fazer o escoamento da supersafra, que cresce a cada ano e deixa a estrutura (de armazenagem) deficitária. Mas [o que sobra] não é uma quantidade significativa. Percorri a região durante o final de semana e verifiquei [o problema em sua real dimensão]”, disse. Fávaro disse que a produção de milho há dois anos era 7,5 milhões de toneladas. A expectativa de colheita para a próxima temporada é de cerca de 17 milhões de toneladas.

Nos últimos dias, produtores da região alegaram problemas para escoamento da chamada “safrinha” que ocorre durante o inverno. Após a colheita, parte da produção que deveria ir direto para os armazéns teve que ser estocada a céu aberto pela falta de espaço nos silos.

Segundo o presidente da Aprosoja-MT, o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), idealizado pelo governo federal, tem garantido o escoamento rápido da produção. O Pepro é um subsídio concedido ao produtor rural que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o preço mínimo estabelecido pelo governo e o valor do prêmio equalizador arrematado em leilão.

Até o momento, ocorreram dois leilões de 1 milhão de toneladas cada um. A expectativa é que ocorram mais dois ou três leilões com a mesma quantidade, nos próximos dias. "O governo tem que continuar realizando esses leilões para garantir o escoamento da safra", comentou.

Para o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Mato Grosso, Ovídio Miranda, o Pepro é o meio de ajudar a sustentar o preço do cereal para os produtores e garantir o escoamento para aliviar a pressão que a entrada da safra recorde no mercado exerce sobre a cotação do produto e sobre a falta de armazenagem. “Essa ajuda ocorre dos dois lados, ao garantir o preço mínimo e dar mais rapidez ao escoamento da produção excedente”, disse.

De acordo com Miranda, em alguns casos, o estoque a céu aberto é por “conveniência” do produtor, para minimizar os custos. “Muitas vezes, o milho colhido já está negociado: em vez de armazenar os grãos, o produtor coloca no pátio para reduzir os custos, que seriam dobrados. Também ocorre de o armazém estar com soja prestes a desocupar o espaço, que depois serviria de estoque para o milho.”

Apesar dessas ocorrências por “conveniência”, o superintendente da Conab reconhece que faltam armazéns na região. “Existe déficit porque a produção de milho é muito grande e cresce a cada ano”, explicou.

O presidente da Aprosoja-MT disse que o produtor estoca a céu aberto por falta de opção. "Ninguém quer colocar o milho a céu aberto por conveniência, correndo riscos. É por extrema necessidade", afirmou.

As informações são da Agência Brasil, adaptadas pela Equipe AgriPoint.  

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures