A Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex) vai estimular as vendas externas do setor leiteiro a partir de 2009. A atitude faz parte da estratégia da Apex, que aposta na diversificação e em maiores investimentos para driblar os efeitos negativos da crise internacional.
Até outubro, as empresas ligadas à Apex venderam quase R$ 24 bilhões ao mercado externo, 12% das exportações brasileiras. Em relação ao mesmo período de 2007, o aumento foi de 8%. Segundo a agência, o carro-chefe foi o agronegócio. As carnes de aves representaram cerca de 25% do total exportado pela entidade. O setor de vinhos teve um aumento de 145% nas exportações este ano.
De acordo com o presidente da Apex, Alessandro Teixeira, a crise afetou a demanda de importantes mercados para o Brasil. A agência prevê redução de 20% no volume de investimentos externos no país para o ano que vem. Para amenizar estes efeitos, a agência vai ampliar os recursos a fim de promover os produtos nacionais.
Outra estratégia é a diversificação das exportações de produtos ligados ao agronegócio. O leite deve estar entre os principais focos de ação no ano que vem. "Toda a parte de derivados de leite é extremamente importante. Nós sabemos que o mundo demanda leite em pó, demanda derivados de leite e a gente tem que aproveitar essa oportunidade", afirmou Teixeira.
As informações são do Canal Rural, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Apex quer estimular vendas do setor leiteiro em 2009
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex) vai estimular as vendas externas do setor leiteiro a partir de 2009. A atitude faz parte da estratégia da Apex, que aposta na diversificação e em maiores investimentos para driblar os efeitos negativos da crise internacional.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.