Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está proibida a entrada e comercialização, em todo território nacional, de produtos alimentícios chineses de origem láctea e outros alimentos produzidos na China ou importados do país que contenham o ingrediente. Nos últimos meses, mais de 40 mil pessoas adoeceram devido à ingestão de leite chinês contaminado com a substância química melamina, que em testes de qualidade aumenta o teor de proteína do produto.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil não importa leite, derivados e produtos lácteos (não processados) da China e está é apenas uma medida preventiva.
"Apesar de o Ministério da Agricultura garantir que o Brasil não mantém comércio bilateral de produtos lácteos com a China, a ação da Agência previne a entrada do alimento contaminado por meio de outros países", explica Denise Resende, gerente geral de alimentos da Anvisa.
"Apesar de ser uma situação compreensível, a Anvisa foi rigorosa de mais", diz Kevin Tang, diretor da Câmara de Comércio Brasil-China. "A agência usou um míssil para matar uma mosca", afirma.
A matéria é de Lílian Cunha, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Anvisa proíbe importações de lácteos da China
Segudno a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está proibida a entrada e comercialização, em todo território nacional, de produtos alimentícios chineses de origem láctea e outros alimentos produzidos na China ou importados do país que contenham o ingrediente. Nos últimos meses, mais de 40 mil pessoas adoeceram devido à ingestão de leite chinês contaminado com a substância química melamina, que em testes de qualidade aumenta o teor de proteína do produto.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CLEYTON CRUVINEL DOS SANTOS
RIO VERDE - GOIÁS - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)
EM 09/10/2008
Com esse problema que está acontecendo na China o Brasil pode ganhar com isso exportando o leite e seus derivados?