Anvisa interdita lotes da Parmalat, Calu e Centenário

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinará a interdição de lotes de leite longa vida integrais a partir de hoje (26) produzidos pela Parmalat, Calu e Centenário. Exemplares desses leites foram recolhidos em supermercados de Uberaba (MG) e, após análises em laboratório, foi constatado que estavam adulterados. Continham substâncias proibidas pelo Ministério da Agricultura. Não foram especificadas quais eram essas substâncias.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinará a interdição de lotes de leite longa vida integrais a partir de hoje (26) produzidos pela Parmalat, Calu e Centenário. Segundo informações de Ricardo Westin, do jornal O Estado de S. Paulo, exemplares desses leites foram recolhidos em supermercados de Uberaba (MG) e, após análises em laboratório, foi constatado que estavam adulterados. Continham substâncias proibidas pelo Ministério da Agricultura. Não foram especificadas quais eram essas substâncias.

Os consumidores que tiverem esses leites em casa devem procurar os fabricantes, por meio do telefone de atendimento que consta das embalagens, e solicitar a troca do produto ou a devolução do dinheiro, até mesmo nos casos em que o produto estiver fora do prazo de validade. Veja abaixo os lotes que serão interditados:

Lotes interditados:

Parmalat
Leite UHT integral embalado na fábrica de Carazinho (RS):

Fabricação: 22/06/2007 - Vencimento: 22/10/2007
Fabricação: 22/06/2007 - Vencimento: 20/10/2007

Leite embalado na fábrica de Santa Helena de Goiás (GO):

Fabricação: 24/06/2007 - Vencimento: 24/10/2007

Calu
Leite embalado pela Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo, localizada no município de Itumbiara (GO):

Fabricação: 7/07/2007 - Vencimento: 17/11/2007
Fabricação: 26/07/2007 - Vencimento: 26/11/2007
Fabricação: 03/08/2007 - Vencimento: 03/12/2007

Centenário
Leite produzido pela Usina de Beneficiamento Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Grande Ltda., em Uberaba (MG):

Fabricação: 28/07/2007 - Vencimento: 02/01/2008
Fabricação: 04/08/2007 - Vencimento: 08/01/2008
Fabricação: 25/07/2007 - Vencimento: 30/12/2007

A Parmalat disse ontem (25) que não havia sido notificada pela Anvisa e acrescentou que garante a qualidade dos produtos. A Calu afirmou que retirou do mercado os lotes que teriam problemas assim que soube dos resultados dos exames. O Estado não conseguiu contato com a Centenário.

De acordo com notícia da Folha de S. Paulo, a Anvisa reitera que esses produtos não representam risco iminente à saúde porque é pequena a quantidade de produtos adicionada ao leite. Além disso, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde de Minas informou, em nota, que, embora os laudos indiquem irregularidades no leite, não é possível afirmar que tenha sido adicionada soda cáustica, uma vez que o método de análise não identifica a substância.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

ALMIR BEGNINI MENIN
ALMIR BEGNINI MENIN

FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/10/2007

É profundamente lamentável tudo isso. Mas o pior de tudo é o cheiro de corrupção que estas falcatruas exalam, e mais, não adianta punir com multas, pois se forem pagas, certamente quem irá paga-las será o produtor, e este dinheiro arecadado com certeza será destinado a pagar propinas a políticos que darão suporte a mais falcatruas.

Para moralizar, dever-se-ia determinar o fechamento das empresas e a prisão dos responsáveis sem direito a fiança, pois trata-se de crime premeditado. Pensem nisto que o povo merece, e o produtor sofrido mais ainda. Obrigado e até a proxima falcatrua.
Denise Raquel Vogel Staudt
DENISE RAQUEL VOGEL STAUDT

RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/10/2007

Devido a essas fraudes, com certeza teremos uma diminuição no consumo do leite. Isso devido ao medo que a população terá em consumir o leite, principalmente das marcas já identificadas.
Qual a sua dúvida hoje?