![]() | Antônio José XavierAntonio José Xavier é, há 14 anos, sócio diretor da AEX Consultoria, empresa de consultoria em gestão da qualidade, tecnologia em laticínios e estudos de mercados lácteos. É Consultor da Associação Leite Brasil, FAESP, CNA Brasil, CBCL e tem entre seus clientes quase duas dezenas de empresas ou instituições ligadas ao setor de lácteos. Xavier foi um dos coordenadores do grupo de trabalho que elaborou a proposta da iniciativa privada para o Programa de Modernização do Setor Produtivo de Leite e Derivados e de Aumento de sua Competitividade e que resultou na Instrução Normativa 51. É membro titular e ex-presidente da Câmara Setorial de Leite e Derivados da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Trabalhou durante 28 anos na Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo. Ocupou os cargos de gerente e coordenador de controle de qualidade da empresa por 12 anos. Xavier é o nosso convidado do Fazendo a Diferença. |
Formação: Técnico em laticínios formado na turma de 1964 no Instituto de Zootecnia e Indústrias Pecuárias da FMVZ da USP. Curso de laticínios na Universidade Austral do Chile em 1977.
Cargo atual: Sócio-diretor e consultor da AEX Consultoria, empresa prestadora de serviços de gestão da qualidade, tecnologia em laticínios e estudos de mercados lácteos.
Maior realização:Ter participado do processo que resultou nos regulamentos técnicos oficializados pela Instrução Normativa 51; primeiro como co-autor do artigo "Mudar ou Morrer - A qualidade do Leite Cru no Próximo Século", publicado na edição de 1998/99 do Anuário Milkbizz que sugeriu as linhas gerais utilizadas como modelo das mudanças propostas e, em seguida, como um dos coordenadores da proposta elaborada pela iniciativa privada e aceita pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
O que espera realizar: Contribuir para a implantação definitiva da Instrução Normativa 51.
Livros que recomenda: "Estratégia Competitiva" do Michael E. Porter - para aqueles que participam de tomada de decisões sobre investimentos e "Agricultura Política - História dos Grupos de Interesse na Agricultura" do Mauro de Rezende Lopes para os produtores de leite e suas lideranças.
Empresas que admira: Nestlé e CCPR/Itambé
Personalidade que admira: Dr. Vidal Pedroso de Faria
Dica de sucesso: Profissionalmente limite-se a fazer apenas aquilo que conhece bem.
Alguma frase ou ditado preferido? "Os que são incapazes de recordar o passado são condenados a repeti-lo" (George Santayana).
Personalidade de destaque no setor: Jorge Rubez, da Leite Brasil.
O que está melhorando no setor: A qualidade do leite brasileiro desde sua produção até a mesa do consumidor
O que falta no setor: Que os produtores de leite se conscientizem de que isolados não têm futuro e que participem ativamente de suas cooperativas, associações e sindicatos, escolhendo criteriosamente suas lideranças e cobrando-lhes resultados.
Quem gostaria de ver nessa seção: Dr. Paulo R. Bernardes, da Confederação Brasileira das Cooperativas de Laticínios - CBCL.
Visão de futuro: O Brasil está "condenado" a ser o maior produtor de leite do planeta.
O MilkPoint para você: É uma janela com vista panorâmica para todo setor. Sua leitura diária é agradável e obrigatória. Cria dependência...

