Antidumping beneficia estabelecimentos familiares

A renovação da medida antidumping do Brasil em relação às importações de leite da União Européia e da Nova Zelândia, pelos próximos cinco anos, beneficia 1,4 milhão de estabelecimentos familiares diretamente ligados à produção de leite no Brasil.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A renovação da medida antidumping do Brasil em relação às importações de leite da União Européia e da Nova Zelândia, pelos próximos cinco anos, beneficia 1,4 milhão de estabelecimentos familiares diretamente ligados à produção de leite no Brasil.

Na última quinta-feira (01/03), ficou estabelecido que, além da alíquota normal de importação de 27% aplicada aos demais países - com exceção dos parceiros do Mercosul -, o leite oriundo da União Européia pagará alíquota adicional de 14,8%. Já o da Nova Zelândia ingressará no Brasil com alíquota adicional de 3,9%.

Essa resolução, publicada no Diário Oficial da União, é especialmente importante para a agricultura familiar. Do total de estabelecimentos que produzem leite, 82% são de agricultores familiares.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o governo também adota mecanismos de proteção da produção local em relação ao Uruguai e à Argentina. Nesses dois casos, houve uma negociação e um acordo para que não ingresse leite em território brasileiro a preços abaixo dos negociados. O preço de referência da tonelada de leite em pó nesse acordo está fixado em US$ 1,8 mil.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?