FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Alta no custo de produção de leite é desafio para produtor neste 2º semestre

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/07/2020

1 MIN DE LEITURA

1
0

O cenário de custos para o produtor de leite deve continuar desafiador ao longo do segundo semestre, considerando a forte demanda interna por rações e o alto preço do insumo, refletindo a expansão das produções de carnes, sobretudo de aves e suínos. A avaliação é da consultoria Agro do Itaú BBA, em relatório divulgado hoje.

Além disso, com a chegada da safra de leite de inverno da Região Sul, a tendência é de aumento sazonal da captação, o que em geral se reforça no último trimestre do ano com o aumento da produção do Sudeste. "Com cenário de custo mais pressionado, é importante que os preços do leite se sustentem, a despeito do aumento sazonal da oferta, para que a produção não seja desestimulada", constata o Itaú BBA.

O banco pondera que a atratividade da vaca para abate está maior do que para a produção de leite, o que pode estimular o produtor a reduzir o rebanho, caso ocorram pressões adicionais das cotações de leite. Atualmente, a arroba de vaca em São Paulo equivale a 130 litros de leite, 39% superior em relação a junho do ano passado, que era de 94 litros/arroba.

Para os laticínios, apesar dos melhores spreads até o momento, o desafio será a disputa pela matéria prima, que pode se acentuar caso as margens mais apertadas desestimulem o produtor.

Outro ponto de atenção diz respeito à duração do efeito renda causado pelos auxílios emergenciais. Caso o fim de tal suporte à renda ocorra sem a devida recuperação da economia, o “apetite” do consumidor poderá ser afetado e provocar impacto nas cotações do leite.

As informações são do Estadão.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JUNQUEIRA PAULO

HÁ UM DIA

Achei que a matéria iria falar sobre os custos do leite.