Alimentos e bebidas puxam elevação do custo de vida na cidade de São Paulo

O custo de vida das famílias paulistanas subiu 4,95% em 2019, índice bem superior ao avanço de 3,34% registrado no ano anterior. Os dados são da pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), realizada FecomercioSP.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O custo de vida das famílias paulistanas subiu 4,95% em 2019, índice bem superior ao avanço de 3,34% registrado no ano anterior. Os dados são da pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), realizada FecomercioSP.

Continua depois da publicidade

Alimentos e bebidas foram os principais responsáveis pela elevação no indicador, com alta de 8,15% nos 12 meses do ano passado. A compra desses produtos, juntamente com gastos em transporte e educação, representam mais de 56% do orçamento médio dos lares da cidade de São Paulo. 

Menos pressão inflacionária neste ano

Aumentos nos preços de alimentos e bebidas causam impactos no poder de compra, sobretudo da população de baixa renda. Como boa notícia, no entanto, a FecomercioSP lembra que, para 2020, o IBGE estima safra recorde e aumento de plantio, o que deve diminuir a pressão inflacionária sobre a cadeia alimentícia.

Continua depois da publicidade

O levantamento da entidade mostra, ainda, alimentos que apresentaram retração de preços em 2019. Alguns deles são: massa semipreparada (-0,55%), tomate (-24,44%), alface (-0,91%), mamão (-5,9%), queijo (-1,81%), linguiça (-1,11%) e peixe cação (-6,2%).

As informações são do SA Varejo.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?