
A pressão dos produtores alemães deu os primeiros resultados. A cadeia de supermercados Lidl anunciou a concessão de um aumento de 10 cêntimos de euro por litro de leite e de 20 cêntimos por uma barra de manteiga de 250 gramas a partir da próxima segunda-feira (9).
"Este aumento do preço é exclusivamente destinado aos produtores e deve ser por isso repercutido pelas empresas junto aos produtores de leite", informou comunicado da empresa.
A Federação dos Agricultores agradeceu a decisão e apelou ao restante do comércio para aderir à iniciativa. Entretanto, o chefe da Federação BDM dos produtores de leite, Romuald Schaber, em greve há mais de uma semana para obter 43 cêntimos por litro contra os 28 a 34 cêntimos atuais, pediu prosseguimento do protesto.
Na disputa pelo preço do produto, as poucas cadeias de supermercados que controlam o mercado alemão e as fábricas de laticínios fazem acusações recíprocas. Roland Wöller, secretário da Agricultura da Saxônia, vê uma maneira de acabar com este conflito: "Há muitos produtores e fábricas de laticínios para poucas redes de supermercados. Este problema pode ser resolvido se os agricultores e a indústria se unirem para defender os próprios interesses". Veja mais sobre a greve clicando aqui.
O movimento, que tem adesão de 70% dos cerca de 100 mil produtores de leite alemães, já causou perdas de mais de 100 milhões de euros aos laticínios do país. Em alguns supermercados a greve gerou racionamentos. No Kaufland (grupo Schwarz, proprietário das lojas Lidl), os clientes só podiam comprar 12 litros de leite UHT.
Os agricultores alemães receberam a solidariedade dos produtores da França, Áustria e República Tcheca, que ganham ainda menos do que os alemães.
As informações são da Lusa Agência de Notícias de Portugal e do site DW-World.DE.
