ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Alemanha: custos do setor de leite orgânico serão publicados anualmente

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/12/2019

2 MIN DE LEITURA

0
1

O European Milk Board (EMB) disse que há uma demanda crescente por produtos orgânicos que está motivando os produtores de leite na Alemanha e na Europa a converterem suas fazendas. Em 2017 e 2018, a produção de leite orgânico na Alemanha aumentou quase 20% ao ano. Essa crescente importância significa que há uma demanda cada vez maior por informações sobre o setor.

Os custos de produção de leite orgânico foram analisados no estudo "Cálculo dos custos de produção de leite orgânico na Alemanha - Campanhas de comercialização de 2011/12 a 2018/19", realizado pelo Escritório de Economia Rural e Estudos Rurais (BAL). Este estudo, encomendado pelo MEG Milch Board, BDM (Associação de Produtores de Leite da Alemanha) e EMB, agora publicará dados sobre custos de produção no setor de leite orgânico alemão anualmente.

Os custos totais de produção para 2018/19 foram de 71,89 centavos de dólar por quilo de leite orgânico. Os subsídios, que são considerados renda agrícola, foram então reduzidos. Isso resulta em um preço final de 60,29 centavos de dólar por quilo.

Kjartan Poulsen, da EMB, disse que as informações de custo são essenciais para obter uma imagem realista do mercado. "Quando você analisa os custos de produção de leite orgânico de 60,29 centavos contra o preço recebido de 47,40 centavos, fica claro que os produtores de leite orgânico não estão cobrindo seus custos".

Apenas 79% dos custos de produção incorridos na fazenda são compensados pelo preço. Se os produtores cobrirem todos os custos, incluindo remuneração justa por seu trabalho, precisariam receber 16,34 centavos de dólar a mais por quilo de leite, informou a EMB.

Klaus Vetter, da BDM, disse que o estudo também apresenta dados importantes sobre os últimos cinco anos, além dos números mais recentes. "Embora o preço do leite orgânico tenha mantido uma média relativamente estável entre 47 e 48,5 centavos nos últimos cinco anos, a realidade dos produtores não tem sido fácil. Como demonstrado, os custos de produção foram em média 64,16 centavos por quilo, o que significa que o déficit médio na cobertura de custos foi de 16,34 centavos de dólar. Portanto, é bastante evidente que 2018/19 não foi um desvio, porque esse déficit também foi observado nos cinco anos anteriores", disse Vetter.

Peter Guhl, presidente do MEG Milch Board, disse que, apesar das diferenças entre a produção convencional e a orgânica, todos os produtores de leite estão operando com margens negativas significativas.

A EMB disse que um relatório do Ministério Federal da Alimentação e Agricultura (BMEL) sobre a situação econômica mostra que, enquanto os preços agrícolas do leite orgânico são mais altos, a diferença de renda entre as fazendas convencionais e orgânicas tem sido relativamente nominal há anos.

Todas as três associações envolvidas no estudo disseram que consumidores que fazem a escolha consciente de comprar produtos orgânicos assumem os preços de cobertura de custos e remuneração justa para os produtores de leite orgânico.

“Isso significa que a base econômica - o preço do leite orgânico - também deve ser estabelecida de forma que a diferença de preço demonstrada possa ser suprida. Somente preços que cubram os custos podem garantir que pequenas fazendas de leite orgânico sobrevivam a longo prazo", disseram as organizações.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures