ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Alagoas: Carpil anuncia aumento de 150% na produção de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/08/2002

2 MIN DE LEITURA

0
0
Produzindo atualmente 12 mil litros de leite por dia, o programa Carpileite, desenvolvido pela Cooperativa Agropecuária Regional Palmeira dos Índios Ltda. (Carpil), de Alagoas, em parceria com o Banco do Nordeste e a indústria de laticínios Ilpisa (Valedourado), promete aumentar em 150% o volume de produção até o final deste ano.

Atualmente, o programa tem cinco núcleos de coleta de leite, sendo dois no município de Craíbas, dois em Estrela de Alagoas e um em Belém que, juntos, são responsáveis pela produção diária total.

Os núcleos do Carpileite são completos. Além dos postos de coleta (com resfriador de leite), são dotados de unidades de demonstração de técnicas agrícolas, assistência técnica e área de armazenamento de ração e outros produtos.

A meta da Carpil, segundo o presidente Luciano Monteiro, é que até dezembro a produção ultrapasse 30 mil litros de leite por dia. Para isso, estão sendo financiados mais 15 postos de coleta no Estado (quatro em Arapiraca, dois em São Sebastião, dois em Girau do Ponciano, dois em Limoeiro de Anadia, dois em Cacimbinhas, um em Jaramataia, um em Taquarana e um em Minador do Negrão).

O Carpileite já beneficia 175 famílias. Com a expansão, vai beneficiar cerca de 525.

"O projeto, além de envolver as famílias, terá 2.760 matrizes e 15 núcleos de coleta a granel, 15 técnicos, três veterinários, um agrônomo, um zootecnista e um coordenador geral, com experiência em administração rural", salientou Monteiro.

Do projeto participam produtores rurais e filhos de produtores rurais que sejam proprietários de terra ou que tenham terra arrendada. O órgão financiador do Projeto é o Banco do Nordeste. Cada produtor recebe, no mínimo, R$ 11 mil para aquisição de seis matrizes, ração e medicamentos, montagem de curral e plantio de palma adensada ou similar, assistência técnica e capital de giro.

A comercialização é garantida pela Ilpisa, que paga, atualmente, R$ 0,38 por litro de leite.

Social

O presidente da Carpil destaca o caráter social do programa como seu ponto mais importante. "Com o Carpileite estamos diminuindo o êxodo rural, resgatando os pais e os filhos ausentes, investindo na família. Já registramos a volta de onze filhos para as suas casas. É a geração de emprego e renda no campo. O nosso programa já é modelo para vários Estados que nos visitaram", enfatiza.

Além da Carpil, Banco do Nordeste e Ilpisa, o Carpileite conta, também, com a parceria do governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas, Sebrae, Embrapa bovinocultura, Copavel, Agrovida, Plantis, Secretaria Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), por intermédio do Denacop, Ministério da Integração Nacional, além do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Fonte: Gazeta de Alagoas, adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures