Em reunião na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), nesta segunda-feira (02), os produtores de leite alagoanos deram prosseguimento as discussões sobre a política de desenvolvimento do setor. Os produtores concentraram as análises em dois formatos. Um é a criação de uma cooperativa que congregue a produção local, e outro, a instituição de uma cooperativa de pequenas empresas, sendo representadas por uma associação.
Na ocasião, a superintendente do sistema de Cooperativismo OCB/Sescoop, Márcia Túlia, expôs o funcionamento de uma cooperativa, numa perspectiva empresarial, deixando claro o papel dos cooperados com direitos e deveres. Para ela, a criação de uma cooperativa é uma das melhores alternativas para o setor leiteiro alagoano, a exemplo de outros estados como Pernambuco e Minas Gerais.
Segundo o superintendente de Desenvolvimento Regional da Sedec, Adelmo Martins, o grupo que se reuniu pela manhã entendeu que a melhor escolha é a criação de uma cooperativa. Para apresentar o formato cooperativista, será realizada reunião na próxima sexta-feira (06), em Batalha, para apresentação sobre o sistema aos produtores. "A escolha será dos produtores, pois o governo de Alagoas fará a articulação de um modelo ideal que atenda as necessidades do setor", explica Adelmo Martins.
O presidente do Sindicato dos Produtores de Leite, André Ramalho, afirmou que a criação de uma cooperativa é a "única maneira de proteger o produtor de leite". Ele explica que no encontro em Batalha irá sensibilizar os outros produtores que a nova cooperativa deve ser administrada focada numa gestão profissional sem interferência política.
No período da tarde desta segunda-feira (02), os produtores também trataram da possibilidade de criação de empresas de pequeno porte, a exemplo de dois produtores que já estão com a criação avançada. Mas, de acordo com o diretor de Empreendedorismo da Sedec, Antonio Oliveira, essas pequenas empresas seriam representadas através de uma associação.
As informações são da Agência Alagoas, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
AL: produtores discutem desenvolvimento do setor
Em reunião na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, nesta segunda-feira (02), os produtores de leite alagoanos deram prosseguimento as discussões sobre a política de desenvolvimento do setor. Os produtores concentraram as análises em dois formatos. Um é a criação de uma cooperativa que congregue a produção local, e outro, a instituição de uma cooperativa de pequenas empresas, sendo representadas por uma associação.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.