ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

AL: Governo, Codevasf e produtores discutem convênio para bacia leiteira da Marituba

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/10/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
Mais de 300 famílias do Arranjo Produtivo da Cooperativa dos Produtores do Projeto Marituba (Coomarituba), em Penedo, serão beneficiadas diretamente com ações de um convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Como parte da parceria, já foram adquiridas, por meio de licitação, 400 novilhas e vacas de primeira cria, da raça Girolando, para servir como matrizes e impulsionar a pecuária de leite na região. Os animais estão sendo selecionados por técnicos e veterinários da Seagri e da Codevasf.

Para discutir o andamento do convênio, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, e o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Hibernon Cavalcante, se reuniram, nesta quarta-feira (3), com representantes da Codevasf, da Coomarituba e da Cooperativa Pindorama.

O convênio entre Seagri e Codevasf, cujo valor total chega a R$ 2.156.000,00, também prevê a aquisição de um caminhão com tanque isotérmico para transporte de leite, três tanques de resfriamento de leite, tratores, patrulha mecânica e equipamentos de informática, além de outros itens. "Quase todos esses equipamentos já foram adquiridos e alguns estão em fase final de aquisição", destacou o secretário José Marinho Júnior.

"Eu acredito no cooperativismo e no associativismo, a exemplo do que já ocorre na Pindorama e na Coomarituba. Por isso, com apoio do governador Teotonio Vilela, estamos com ações para fortalecer as cooperativas e associações no litoral norte, em Palmeira dos Índios, em Santana do Ipanema, em Penedo e outras regiões", destacou o secretário.

Comercialização garantida

Na Marituba, os produtores serão capacitados, haverá um levantamento socioeconômico e assistência técnica. A produção de leite já tem compra garantida pela Cooperativa Pindorama e pelo Governo do Estado, para inclusão no Programa do Leite, que repassa o produto a famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional em todos os 102 municípios.

"Esse projeto tem todas as condições para se tornar sustentável, afinal, a região já possui uma pequena bacia leiteira e um dos itens principais, que é a comercialização, já está garantido", comentou o superintendente Hibernon Cavalcante. Segundo ele, o Nordeste é "a bola da vez" para as indústrias de laticínios. "Proporcionalmente, é a região onde mais há crescimento na produção de leite. Isso prova que a atividade é sustentável, tem mercado e expectativa de crescimento", salientou.

O convênio também tem o apoio do Sebrae/AL, da Prefeitura Municipal de Penedo e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), que está fazendo um diagnóstico da cadeia produtiva em Alagoas.

A matéria é da Agência Alagoas, adaptada pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint