
Logo no início já foi possível perceber que produzir leite com qualidade, eficiência e sustentabilidade não é das tarefas mais fáceis, porém existem muitas oportunidades surgindo em torno de quem apostar neste tema e na adoção de novas soluções.
Para o presidente da CBCL, Paulo Roberto Bernardes, que estava presente no evento, contar com a presença de lideranças e da base de produção neste momento em que a cadeia de leite do país está passando por dificuldades é bastante animador, pois sabemos que o futuro está sendo construído agora, e ele pode contar com o apoio de parte importante da cadeia.
"Os membros da cadeia produtiva do leite tiveram a oportunidade de discutir um assunto que já faz parte da agenda estratégica de outros setores do agronegócio, e começa a ser discutida agora pelos produtores de leite. O conhecimento deste assunto é indispensável para o sucesso do leite brasileiro no mercado externo", diz Marcelo Pereira de Carvalho, organizador do evento e coordenador do MilkPoint.
Nos dois dias e meio de evento, além da apresentação de um panorama geral sobre as mudanças climáticas e econômicas mundiais, que afetam diretamente na produção de leite brasileira, foram apresentadas também as novas restrições ambientais, que serão as novas barreiras comerciais para os produtores.
Também foram apresentadas pelos profissionais que participaram do evento, as soluções que devem ser implantadas para levar sutentabilidade aos sistemas produtivos do leite como:
- sistemas agrossilvipastoris, que alia a utilização de pastagens e árvores, enfocando principalmente quais as melhores formas de adotá-lo;
- sistemas de integração lavoura-pecuária, que busca a sustentabilidade através da simultânea criação de animais e produção agrícola;
- intensificação de pastagens tropicais, e as melhores maneiras de utilizá-las;
- e os sistemas orgânicos de produção de leite, e todas as ações que implicam a adoção deste sistema,
que se utilizadas, a longo prazo serão importantes ferramentas para o sucesso nos negócios.
Houve ainda um workshop sobre as boas práticas do manejo de àgua e dejetos orgânicos e inorgânicos em fazendas produtoras de leite, e foram aprofundados também em algumas palestras, temas como as certificações, os novos tipos de rotulagem de produtos e a utilização de créditos de carbono. "A importância deste evento está em discutir um assunto, que nos proporciona a descoberta de novos caminhos para o futuro da cadeia de lácteos, principalmente nos mostrando como devemos agir nos próximos anos", estas foram as palavras usadas por Jacques Gontijo, presidente da Itambé, na abertura do evento.
O AgriPoint Gestão Leite 2008 contou com o patrocinício master da Itambé, além da Bayer Health Care, DeLaval, Kera Nutrição Animal, PricewaterhouseCoopers, Lagoa e Tetra Pak. O evento também foi apoiado pela WWF-Brasil, Instituto ARES, Sebrae-MG, Sindicato Rural de Uberlândia, Embrapa Gado de Leite, CALU, CAPAL, CBCL, CENTROLEITE, COOPRATA, COTRIAL e ICONE, revista Balde Branco, revista Leite Integral, revista InterRural, FAEMG, Senar-MG e Conavet Jr.
Para mais informações, entre em contato pelo email contato@milkpoint.com.br ou pelo telefone (19) 3432-2199.