Agricultura debaterá regras para IN 51

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizará audiência pública para debater a Instrução Normativa 51/02, com novas regras sobre o transporte e armazenagem do leite.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizará audiência pública para debater a Instrução Normativa 51/02, com novas regras sobre o transporte e armazenagem do leite. O requerimento do deputado Anselmo de Jesus (PT-RO) foi aprovado na quarta-feira (4).

A Instrução Normativa determina que o produto seja resfriado ainda na unidade de produção. "Em algumas localidades produtoras, particularmente da região Norte, sequer foi instalada rede de transmissão de energia elétrica capaz de alimentar os resfriadores", disse o deputado. Para ele, a audiência dará oportunidade para se discutir a melhor maneira de fazer cumprir a determinação do ministério.

O deputado sugere que participem da audiência o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Manoel José dos Santos, e o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Antônio Ernesto Werna de Salvo.

A data e o local da reunião ainda não foram definidos.

As informações são da Agência Câmara.
Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Sergio Marcos Dabrowski
SERGIO MARCOS DABROWSKI

ITABERÁ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/04/2007

Eu acredito que nós não devemos nos preocupar, pois o que está ocorrendo na cadeia do leite é uma seleção natural, a adequação a IN 51 é necessária e inevitável, pois quem dita o mercado é o consumidor, que a cada dia está mais exigente na hora de escolher os produtos que consome, dando preferência a produtos de melhor qualidade.

As indústrias de porte, por sua vez, com tradição no mercado, procuram atender as exigencias desse consumidor dando preferência à compra de matéria-prima que tenha qualidade. Assim, produtores e indústrias que não se adequarem tendem a desaparecer do mercado, pois não exite mais espaço para quem não tem qualidade e é ineficiente no que faz. Produzir leite de qualidade é obrigação de quem produz existindo IN 51 ou não.
fabio gomes de souza
FABIO GOMES DE SOUZA

BARBACENA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 12/04/2007

Acho sim que todos devem levar mais a serio a IN 51, pois ainda tem muitos laticínios relaxados, que estão pegando leite em latão sem prazo determinado de chegada ao laticínio, e sequer dão a mínima em melhorar a qualidade do leite. Isto acaba atrapalhando quem está trabalhando sério e respeitando a IN 51.

Deveria ter por parte do ministério uma fiscalização rigorosa para que possamos trabalhar mais tranquilos. A IN 51 veio para todos cumprirem e obter mais qualidade nos produtos que são consumidos, e não somente para uns e outros cumprirem.
José Edison Garcia Ribeiro
JOSÉ EDISON GARCIA RIBEIRO

FARTURA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/04/2007

Dificilmente será aplicada a "tal" 51, visto que nas pequenas cidades deste imenso país, os fonecedores de leite nas ruas são em grande quantidade e se tornam "problemas sociais" (politicos) para os prefeitos, que tem influência sobre a fiscalização sanitária.

Mesmo que seja aplicada nos estados mais desenvolvidos, este leite será desviado para as pequenas indústrias de sorvete, que não pasteurizam o leite, de maneira que não ameniza a questão de "saúde publica". Somente a pressão das indústrias de laticínios poderá contribuir para o sucesso da IN 51. Que já vem ocorrendo em algumas regiões de São Paulo.
Luiz Miguel Saavedra de Oliveira
LUIZ MIGUEL SAAVEDRA DE OLIVEIRA

SANTO ÂNGELO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/04/2007

No mínimo , vamos propor uma moratória de mais 10 anos, para a entrada em vigor, da dita 51!
Qual a sua dúvida hoje?