ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Acordo Mercosul-UE é vantajoso para ambos os blocos e vai sair, diz Tereza Cristina

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/09/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Mesmo com toda a pressão de governos, empresas e organizações da Europa sobre o Brasil por conta do aumento no número de queimadas e desmatamentos na Amazônia e no Pantanal, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, mantém a convicção pessoal que o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia vai sair do papel.

Durante o Fórum Valor Reconstrução Sustentável, ela disse que a maior preocupação no momento não é com as críticas dos governos europeus ou com os movimentos protecionistas dos produtores de lá, mas com o impacto da “propaganda negativa” sobre os consumidores europeus.

“O acordo Mercosul-União Europeia vai sair, eu acredito que ele saia porque ele é vantajoso para ambos os blocos”, afirmou Tereza Cristina. “A minha preocupação não são os Estados. A gente tem a preocupação maior com o consumidor, para que essa propaganda negativa não atinja de maneira devastadora os consumidores”, acrescentou.

Segundo a ministra, a agricultura é o ponto de discórdia mais relevante dos embates em torno do acordo porque a competitividade e potencial de crescimento do setor produtivo brasileiro “assusta” os produtores europeus. Mas o acordo não deve ser prejudicado. “Vai ter muito ‘vai pra lá, vem pra cá’, mas eu acredito que o acordo sai”, disse.

A ministra criticou a reação estrangeira contra o agronegócio brasileiro. Ela levantou o debate sobre os danos causados pela matriz energética europeia ao clima. “O grande problema é a matriz energética que cada país tem. Na Europa, têm matriz energética de carvão e petróleo. Será que eles vão mudar isso? Nossa matriz energética é muito mais limpa que a deles e a nossa agricultura vem diminuindo as emissões desde 2005”, destacou Tereza Cristina.

Queimadas e desmatamento

A ministra voltou a defender a regularização fundiária como principal instrumento para o combate e a punição aos crimes ambientais, como desmatamentos ilegais e queimadas. Durante o fórum, ela destacou as dificuldades de coibir as práticas devido à extensão territorial do país e defendeu a necessidade de alocação de recursos para um plano de prevenção aos incêndios florestais.

Tereza Cristina citou que alguns produtores ainda usam a queimada como técnica para limpar terrenos. Ela disse que é preciso realizar um trabalho de conscientização, assistência técnica, regularização fundiária e ambiental e concessão de crédito para evitar essa “prática rudimentar” e todos os prejuízos que ela pode causar ao país e à imagem do agronegócio.

“Temos que ter um plano de prevenção cada vez mais forte e ter recursos para poder ajudar em época de incêndios. Temos que ter ferramentas para controlar e coibir quando incêndios forem maiores”, indicou. A ministra também saiu em defesa dos produtores rurais. “A grande maioria dos pantaneiros terá prejuízo enorme com as queimadas. Temos que separar o joio do trigo. Tem gente travestido de produtor rural que pega área não destinadas na Amazônia, por exemplo”, afirmou.

A ministra voltou a prometer que colocará em prática ainda neste ano um programa para analisar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que registrou mais de 6,5 milhões de propriedades rurais no país, para conseguir identificar quem está ou não seguindo a lei.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures