A liberação de empréstimo de R$ 370 mil do Ministério do Desenvolvimento Social por meio da Conab, para compra antecipada da produção leiteira dentro do programa Fome Zero, animou os 200 associados da Cooperativa dos Produtores da Regional do Baixo Acre (Coopel), em Rio Branco.
O dinheiro servirá como capital de giro para a Coopel, que já chegou a beneficiar mais de 11 mil litros de leite por dia. A cooperativa teve sua produção reduzida para pouco mais de 5,4 mil litros em virtude de uma forte seca ocorrida no ano passado. Além disso, a compra de um laticínio falido ajudou a descapitalizar os produtores, que quitaram as parcelas de compra do patrimônio.
Agora, os produtores receberão o pagamento em dia, e a cooperativa terá dinheiro para estocar matéria-prima. A vantagem é que, além de pagar juros de apenas 2% ao ano, no momento do pagamento a cooperativa poderá fazer isso em dinheiro ou fornecendo produtos como queijo, leite e manteiga para a merenda escolar.
Fonte: Página 20
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.