A Associação Brasileira da Indústria do Leite Longa Vida (ABLV) estima a regularização do mercado somente no final do ano. ''No primeiro momento (nas duas primeiras semanas) o consumo caiu 10%, agora esta redução já é menor'', diz Laércio Barbosa, vice-presidente da entidade.
Segundo Barbosa, o consumidor já identificou os problemas isoladamente e, por isso, a fraude não causou efeitos negativos em todas as indústrias. ''Em algumas regiões, como o interior de São Paulo, o consumo já foi regularizado e nos mercados mais distantes não foi registrada qualquer reação às denúncias'', acrescenta.
A expectativa do Sindleite (Sindicato das Indústrias de Leite do Paraná) é que o mercado de UHT esteja normalizado até o final deste mês. ''Não houve redução de produção porque algumas indústrias passaram a utilizar o leite na fabricação de outros produtos lácteos como queijos, iogurtes e bebidas lácteas'', observa Wilson Thiesen, presidente do sindicato.
No ano passado as indústrias de UHT produziram cerca de 5 bilhões de litros e, neste ano, a produção registrada era de 450 milhões de litros por mês, o que totalizaria 5,4 bilhões de litros no ano, caso o ritmo de produção continuasse o mesmo.
''Com a queda nas vendas, as indústrias mudaram automaticamente suas programações e o produto não ficou parado. As indústrias passaram a produzir menos'', explica Barbosa. Esta mudança na programação industrial, aliada à entrada da safra, contribuiu para a queda nos preços pagos ao produtor. No pico da entressafra a cotação bateu os R$ 0,85 por litro. Neste mês, o preço recuou para cerca de R$ 0,65 o litro. No varejo, o custo já havia caído antes das denúncias.
O vice-presidente da ABLV acrescenta que a estimativa é que não haja redução da produção, e a indústria de longa vida deve alcançar os 5,4 bilhões de litros neste ano. Segundo ele, o problema da fraude é pontual e deve trazer um reflexo negativo de 1% a 2% em outubro e novembro. As informações são de Fernanda Mazzini, para a Folha de Londrina.
ABLV: mercado de UHT deve se normalizar até dezembro
A Associação Brasileira da Indústria do Leite Longa Vida (ABLV) estima a regularização do mercado somente no final do ano. ´´No primeiro momento (nas duas primeiras semanas) o consumo caiu 10%, agora esta redução já é menor´´, diz Laércio Barbosa, vice-presidente da entidade.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.